O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Jorge Jesus e o sindroma do jogador português? Vamos a factos!

. 93 comentários
Da parte de alguns dos que aqui escrevem e comentam, nasceu uma espécie de estigma de que Jorge Jesus deve ser alérgico ao jogador português. Nasceu a ideia de que o jogador português não é aposta do treinador, não por causa das suas qualidades futebolísticas mas, por causa da sua nacionalidade.

Aliás, antes de Jorge Jesus, era LFV quem era acusado desse feito, de que os planteis de LFV nunca tinham jogadores das nossas camadas jovens. E tudo isto estaria certo se os factos sustentassem a tese. Mas não sustentam, ou melhor, para sustentarem a tese não basta apontar a falta de jogadores da formação no plantel sénior como uma realidade. É preciso sim dizer-se (e isso ainda ninguém fez), quem são os produtos das escolas do clube desaproveitados pelo Benfica nos últimos anos, que se revelaram depois jogadores de topo em outros clubes.

 É que eu, por muito que puxe pela mioleira, não vejo nem um só jogador saído das escolas do clube e desaproveitado na Luz, que tenha singrado depois ao mais alto nível num qualquer outro clube. E já nem falo ao mais alto nível, falemos de médio nível, e mesmo aí só vejo dois: João Pereira e Sílvio. Exclusão óbvia a jogadores que saíram, não por decisão técnica mas por litígio, casos de Manuel Fernandes, Maniche ou Edgar.

E muitos portugueses passaram pelos nossos plantéis ao longo dos últimos anos, casos de Hugo Pereira, Tiago Gomes, Amoreirinha, Manuel Fernandes, Bruno Aguiar, João Pereira, João Vilela, Rui Nereu, Bruno Costa, Hélio Roque, Romeu Ribeiro, Maniche, Roderick, Miguel Vítor, Edgar, Paulo Santos, Nuno Afonso, Abel Silva, Toy, Pepa, Rui Baião, Mawete Júnior, Jorge Ribeiro, Sousa, Kenedy, Pedro Henriques, entre outros. Pois quantos destes jogadores fizeram carreira ao mais alto nível? No Benfica ou em outro clube qualquer? Pois.

E hoje em dia o rótulo mantém-se: Jorge Jesus não gosta de portugueses? Mas o Ruben Amorim não era português? E o Fábio Coentrão também não era português? E o Eliseu, que aparentemente o JJ queria este ano, não é português? E estes dois meninos que começam a entrar devagarinho na equipa principal, o André Almeida e André Gomes não são portugueses?

Ah sim, e então o David Simão, e o Nélson Oliveira, e o Nuno Gomes, o Moreira, e o Danilo, o Roderick, o Mário Rui, o Lassana Camará, o Miguel Rosa? Pois excluindo o Nuno Gomes, eu pergunto: Queeemmmm? Mas algum destes outros jogadores provou alguma coisa em algum lugar? Ah sim, foram Vice-Campeões Mundiais de sub-20. Eeeee......? Querem que diga aqui o nome de alguns jogadores galardoados não há muito tempo como os melhores jogadores dos Mundiais de sub-17, jogadores que nunca vingaram como seniores? Philip Osundo da Nigéria, Wiliam de Oliveira do Brasil, James Will da Escócia, Mohameed Al Kathiri de Oman? Onde andam estes, um dia, craques? Ahh, e o novo Pelé, o Fredy Addu que tão bem conhecemos, onde anda? Emílio Peixe, melhor jogador do Mundial sub-20 em Portugal, lembram-se?

Meus amigos, os números não mentem: Jorge Jesus era um terrorista porque o Nuno Gomes não jogava. Pergunta: E em Braga, com outro treinador, passou a jogar?

Jorge Jesus era um terrorista porque não apostava em Moreira como número 2 preferindo Júlio César por ser Brasileiro. O Moreira saiu e aterrou em Swansea, quantos jogos fez? NEM UM!! No final da época rescindiu por mutuo acordo, e nenhum novo clube aparece na sua ficha do Wikipédia. Terá acabado a carreira? E Júlio César? Pois, um azar do caraças, uma época emprestada ao Granada, 17 jogos jogados e todos a titular.

Nélson Oliveira: outro craque dispensado pelo Messias. Calma, dispensado não, pois foi o jogador a pedir para sair para jogar mais. Ele exigia portanto jogar mais mas, o que fez até agora esta estrela? Em Vila do Conde, 448 minutos em 10 jogos, nenhum jogo completo. Em Paços de Ferreira 1111 minutos em 23 jogos, apenas 4 jogos completos. Em Corunha 333 minutos em 10 jogos, todos como suplente. Esperem lá: E o burro é o Jorge Jesus?! É que até o Kardec, também ele avançado e também ele emprestado (e obviamente segundo alguns beneficiado por JJ por ser brasileiro), também saiu da Luz para jogar mais, 2560 minutos em 44 jogos pelo Santos! Rendimentos bem diferentes, portanto.

E David Simão? Este ano no Marítimo, 507 minutos em 11 jogos, apenas um jogo completo; na Académica o ano passado, 678 minutos em 12 jogos, apenas um jogo completo.

Saná Camará em Servete: 273 minutos em 8 jogos, 1 jogo completo. Valladolid: 35 minutos em 2 jogos.

Danilo Pereira em Parma: 95 minutos em 5 jogos.

Mário Rui nunca jogou no Parma e tem andado emprestado a clubes menores.

Roderick no Corunha, não joga!

Miguel Rosa é exceção em termos de experiência, colecionando já 134 jogos como sénior, ainda assim, na segunda liga portuguesa.

Por fim Miguel Vítor, a quem até reconheço algum potencial mas, com dois senãos: Em primeiro lugar não é o craque que alguns querem fazer dele; e depois Jardel – o concorrente e ódio de estimação de alguns que aqui escrevem - que também não é tão cepo como alguns querem pintar. Analisando o binómio custo/rendimento, foi até uma grande contratação, jogador que chegou à Luz por 490000 euros e hoje está avaliado em 4 milhões de euros, uma valorização de mais de 800%! Fossem todas assim! Também não vou dizer que Jardel é nenhum Pepe mas, foi contratado como terceiro central, e que mais se pode exigir a um terceiro central que chegou pelo custo que chegou, que sempre que seja chamado a substituir um dos titulares, que a equipa não abane e quase não se note a ausência do titular?

Mas calma, afinal estes craques que mal calçam em clubes menores, são incapazes de provar o seu valor em clubes de Mija na Escada mas, no Benfica têm de ter uma oportunidade, e se não a têm, a culpa é do treinador?! Mas aquilo é o quê? O Pátio das Cantigas?

E o Coentrão? Será português arraçado de Soviético? Foi por isso que jogou com JJ? Ou será que foi, como já ouvi dizer, que só ficou no plantel porque LFV convenceu o treinador a deixá-lo ficar?! Mas esperem lá, será que foi isso? Então o casmurro Jorge Jesus, que nunca ouve nem obedece a ninguém, que não apostou em Capdevilla porque não era aposta dele, desta vez, e só desta vez, foi sensível aos apelos do Presidente?! Quando convém, JJ já ouve?!

E podíamos ficar aqui até amanhã, com exemplos atrás de exemplos. E depois o contra-argumento é sempre o mesmo: Pois, mas então e os estrangeiros? Nesses já se aposta, já vale a pena o risco?

Mas esperem lá, que estrangeiros? Será o Dérlis ou outros que chegaram e nunca jogaram na equipa principal, e que andam a fazer um percurso noutras paragens em tudo semelhante ao dos portugueses, com a obrigação de provarem o seu valor, para quiçá, voltarem um dia à Luz? Caso de Melgarejo por exemplo.

Será que falavam do Di Maria, do Gaitan, do Bruno César, do Rodrigo, do Javi ou do Witsel, jogadores que chegaram novos mas por muitos milhões de euros, sinal evidente de que já eram jogadores com nome no mercado?

Ou será que falavam do Menezes, do Kardec e do Carole? Mas esperem, quem eram estes jogadores antes de chegarem à Luz? Jogadores da equipa júnior de algum clube? Suplentes em algum lado? 

Quem era Carole? Chegou à Luz como titular do Nantes, com 1400 minutos em 16 jogos, 14 deles completos.

E Filipe Menezes? Chegou à Luz depois de 1163 minutos em 26 jogos pela equipa principal do Botafogo.

E Kardec? Chegou à Luz depois de 2945 minutos jogados em 53 jogos pelo Vasco da Gama onde marcou 16 golos! E mais, eleito pela France Football como um dos jogadores mais promissores da próxima década.

E depois ainda há quem diga que não se admira que os jogadores das escolas saiam da Luz à primeira oportunidade, sabendo que na Luz não terão oportunidades! Sim, sim. Boa gestão era ter-lhes dado o que exigiam bem antes de mostrarem o quer que seja, contratos milionários e de longa duração a alguns caloiros, para depois todos concluirmos que o seu potencial futebolístico era quase nulo!! Ora aí está a Gestão Rigorosa que alguns apregoam mas que na prática é só para Inglês ver. 

Realçar porém que apesar do que escrevo, continuo a desejar obviamente, que mais craques das escolas do clube apareçam na equipa principal. Mas têm de ser craques, Ruis Costas ou Paulos Sousas e não pseudo-craques sem provas dadas em lado nenhum, rotulados de craques por meras simpatias e só porque um dia vestiram a camisola do Glorioso e dizem sentir o Benfica desde pequeninos.

E àqueles que a esta hora já carregaram a metralhadora e me vão tentar fuzilar de seguida, pois fuzilem, mas comecem por favor por me contradizer com factos. Indiquem-me por favor o nome desses tais “craques” a quem o Benfica ou o Jorge Jesus deitaram pela janela fora, e que se revelaram depois craques noutras paragens. E já nem falo dos últimos 4 anos. Falemos dos últimos 12!!! 


*Dados retirados de www.transfermarkt.co.uk

Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

93 comentários

  1. " Menezes, do Kardec e do Carole"

    Eu gosto do Carole por isso não falo dele mas acrescento o Éder Luiz ou o Fernandez que custaram, ao todo, 5/6 milhões de euros. Temos então Menezes, Kardec, Éder Luiz e Fernandez. Olhando para o custo deles e para o rendimento será que não havia ninguem nos juniores ou nos emprestados capaz de ter, no mínimo, o mesmo rendimento?

    É aqui que eu critico. Não quero tugas só por ter tugas ou putos das camadas jovens só por ter, quero é que não se gaste dinheiro em mecos, aproveitando o que temos, para canalizar essas verbas para jogadores de clara mais valia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. No Fernandez concordo contigo, e não me apetece ir ver agora ao site ver o que fez antes de chegar ao Benfica.
      O Éder Luiz tinha nome no Brasil, simplesmente não se adaptou. AInda assim, deu lucro. Sò a metade do passe que foi vendida ao fundo pagou mais do que já tinhamos pago por ele.

      Eliminar
    2. Mas repara Pedro;

      Eu não quero com este post mostrar que todas as contratações se justificam. Muitas falharam concerteza, a do Fernandez e muitas mais.

      Mas o post não é sobre as contratações falhadas. O post é sobre a falácia, de que no Benfica há muito por onde apostar na miudagem, e que se o JJ não aposta neles é porque é cego e não percebe nada daquilo. O que eu quero é que me mostrem onde está essa qualidade nas Escolas do Clube, porque essa, sinceramente não vejo, nem a brilhar no Benfica nem noutro clube qualquer.

      Temos agora o André Gomes e o Almeida, já com contratos longos e bem blindados, sinal de que antecipadamente alguém viu valor neles. Sinal de que, ao contrário da imagem que muitos querem passar, não anda tudo a dormir


      Eliminar
  2. Pedro, o Fernandez não sei, mas o Éder Luiz vinha rotulado de craque do Brasileirão, e a verdade é que voltou, e é estrela novamente. Não se adaptou, mas lá está, tinha qualidade onde jogava, e tem-na actualmente onde joga. O Kardec foi o que disse aqui o REDMOON, além de que, voltou por empréstimo ao Santos para ser o artilheiro da equipa do Neymar, esse mesmo. Acho que é fácil de compreender onde quer o REDMOON chegar com este post.

    Nada apontar, análise certíssima. Nós é que temos a necessidade de ter ídolos vindos das camadas jovens, que quando chegar um, ainda o vamos queimar por exigir resultados cedo demais.

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. O Menezes e Kardec, com as percentagens que se venderam ao Fundo, o valor das suas transferências já foi recuperado.

    Quanto ao Éder Luís foi vendido por 3,5 milhões.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mais uma vez Gandaia,

      O objectivo do post não é mostrar que todas as contratações se justificam. Muitas falharam concerteza, a do Fernandez e muitas mais.

      Mas o post não é sobre as contratações falhadas. O post é sobre a falácia, de que no Benfica há muito por onde apostar na miudagem, e que se o JJ não aposta neles é porque é cego e não percebe nada daquilo. O que eu quero é que me mostrem onde está essa qualidade nas Escolas do Clube que foi desaproveitada, porque essa, sinceramente não vejo, nem a brilhar no Benfica nem noutro clube qualquer.

      Temos agora o André Gomes e o Almeida, já com contratos longos e bem blindados, sinal de que antecipadamente alguém viu valor neles. Sinal de que, ao contrário da imagem que muitos querem passar, não anda tudo a dormir

      Eliminar
  4. Muito bom trabalho Redmoon!

    ResponderEliminar
  5. E o Roberto? e o júlio César? e o Emerson? e o Airton? E o Mora? e o Patric? e o Shaffer? e o fernandez? e o Carole? e os putos da formação? e o sidnei? e o Miguel Rosa? e o Roderick? e o nelson Oliveira? e eder Luiz? e o felipe menezes (veio do goias e não do botafogo)? e o kardec? e o felipe bastos? e mais alguns com certeza...atão o mestre da táctica, o catedrático o grande potenciador de jogadores, não soube aproveitar estes? então em que é que ficamos??
    Falas do Amorim, mas o jj não descansou enquanto não o despachou, tal como moreira e nuno gomes, por outras razões mas despachou-os....

    achas que é com maric e andré almeida k o meio campo funciona?
    airton e nuno coelho e ruben amorim não faziam falta?

    só por esperteza saloio deste treinador de meio tigela é que o plantel está desequilibrado como está.

    tiveste um trabalho do caraças para fazer esse post e só pergunto outravez:

    ENTÃO O JJ NÃO É O GRANDE POTENCIADOR DE JOGADORES?

    responde la a isto...

    jj é amante das adaptações e depois ainda as justifica com bacoradas...ele é um visionário por isso é que vai ganhando umas taçitas da liga e assim vai enganado os bobinhos e tolos como tu....

    continua a defender o indefensável k vais bem....

    Eu por mim só defendo o SL BENFICA...nunca defenderei pessoas, sejam treinadores ou dirigentes...as únicas pessoas que defenderei saõ os jogadores, que não culpa de serem escolhidos pelos treinadores e dirigentes...

    Ainda assim, só pretendo o sucesso deste treinador incompetente e deste presidente corrupto e mentiroso que por lá temos...pois o sucesso deles será o sucesso do SL BENFICA...

    O meu grnade desejo é engolir estes sapos todos que escrevi...mas tenho cá pra mim, que serás tu a engoli-los....

    VIVA O SL BENFICA SEMPRE

    NC



    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O post não é sobre os erros de contratações. Concordo que há muitas contrataçoes para criticar.
      Aconselho te que voltes a ler o texto, ou entao responde simplesmente à pergunta que fiz:

      Indiquem-me por favor o nome desses tais “craques” a quem o Benfica ou o Jorge Jesus deitaram pela janela fora, e que se revelaram depois craques noutras paragens. E já nem falo dos últimos 4 anos. Falemos dos últimos 12!!!

      Eliminar
    2. Craques das escolas do clube, claro

      Eliminar
    3. "ENTÃO O JJ NÃO É O GRANDE POTENCIADOR DE JOGADORES?"

      Pergunta muito básica. Para potenciar talento é preciso haver algo para ser potenciado, e nem todos o têm.
      garanto-te que nenhum detector de talentos musicais será capaz de fazer de mim cantor.

      E também te digo que sei marcar pontapés de cantos, penalidades ao ãngulo, passes a 60 m e remato com os dois pés, mas infelizmente, nem JJ seria capaz de fazer de mim jogador de alta competição.

      Com muita pena minha

      Eliminar
    4. Ah, e só mais uma coisa: Já aqui escrevi que o Benfica este ano não tem equipa para ser campeã. Não o será, com muita pena tua e muita pena minha. E já sei que tu e muitos outros vão culpar o treinador de mais esse desaire! Mas infelizmente, a sina ficou traçada no dia em que javi e Witsel saíram. O nosso meio campo hoje em dia é pouco mais que medíocre. Cada jogo que aí vem vai ser sempre a sofrer ate ao fim. E nao me parece que isso seja culpa do treinador

      Eliminar
    5. Ai o JJ é que despachou o Ruben Amorim? LOL O Ruben Amorim era dos jogadores mais elogiados pelo JJ. Era um daqueles jogadores com o qual o JJ contava incondicionalmente. Muitos até diziam que era o menino querido do treinador. O que se passou é que o Ruben Amorim armou-se em vedeta e exigiu jogar (mas quando ele estava no Benfica tirava o lugar a quem no meio-campo?) e não aceitou ser suplente. Então saiu e foi para o Braga onde mandou umas bocas bem foleiras ao JJ (o que também mostra bem o seu carácter duvidoso).

      Eliminar
    6. O Jesus disse que a direcção ia contratar substitutos para as saídas, mas que ele não quis. E esta, hein?

      Eliminar
    7. Red, temos equipa mais que suficiente para ser campeã!!! Não aceito esse argumento.

      Eliminar
    8. O Benfica tá mediocre em quê? Não joga de calcanhar? pois não... mas tem mais pontos que por esta altura no ano passado... O Javi realmente fazia muita falta o Witsel nem tanto, mas tenho a dizer que o Enzo sem contar com a potencia corporal, não fica muito atrás do Witsel na envolvência com a equipa, e claro ter em conta que é uma adaptação, sim o Matic é uma bosta, não há nada a fazer, se até a reabertura do mercado tivermos em condições de discutir o titulo com o Porto, com a contratação de um trinco de classe, e um medio centro de progressão penso que será uma luta até ao fim, claro reconhecendo o potencial tremendo do nosso rival!

      Eliminar
  6. Cuauthémoc8/11/12 22:26

    Balboa custou 4 milhões, quem era? com este nome só o do filme! Makukula custou 4,5 milhões, Marcel outros 4, já tinham provado alguma coisa para serem valorizados a esse nivel.
    Não citico só por criticar, agora gostava que em caso de equivalência se priveligiasse o jogador Português.
    Só para terminar, ninguém com o minimo conhecimento de futebol pensou sequer que o Roderick fosse jogar 1 minuto na Corunha com Marchena, Castro no plantel, mais uma vez estamos a gerir mal a carreira de um jogador promissor, será que se o Danilo pereira, o Saná, o Marinho e agora o Miguel Rosa tivessem tido a proteção que estão a ter o Miguel e o André não tinham também singrado no Benfica?
    Porque razão o sporting tem tido tantos jogadores das suas escolas a sobressair e o Benfica e o porto não? Simplesmente porque têm sido protegidos e integrados progressivamente no futebol sénior e depois no plantel principal e não lançados ás feras para depois serem proscritos ao esquecimento...
    Espero que com o Miguel Almeida e com o André Gomes se esteja a iniciar um novo ciclo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mais uma vez vou dizer: Volta a ler o texto porque ele não diz em momento nenhum que todas as contrataçoes foram acertadas.

      E sobre a tua pergunta: "Porque razão o sporting tem tido tantos jogadores das suas escolas a sobressair e o Benfica e o porto não?"

      Talvez os resultados dos três clubes respondam à tua pergunta

      Eliminar
    2. Desses jovens que têm saído da formação do Sporting, quantos deles é que vingaram no clube? A maior parte começou a ter notoriedade e a sobressair noutras equipas, quando saíram do Sporting. O Sporting é que não sabe segurar ou dar oportunidades a alguns jogadores que depois brilham nos clubes rivais ou noutras equipas.

      Eliminar
    3. Epah, és um comediante. Quais resultados dos três clubes? Quando as osgas lançaram Ronaldos, Quaresmas e Nanis, que títulos é que nós ganhámos? Já que gostas tanto de fazer perguntas, responde-me então a esta.

      Eliminar
  7. A estatística da trabalho, mas seguramente menos do que te dares ao trabalho de teres visto 1/10 dos minutos que referes desses jogadores.

    Ja agora uma duvida:

    - jogadores com distinções internacionais como o Danilo nao justificam ser acompanhados e trabalhados pela equipa que investiu na sua formação?

    Es a favor de "esperar que rendam"? Se tivessem feito isso ao DiMaria, Coentrao e outros, se calhar tinhas feito um texto mais pequeno... Mas felizmente para a tua analise houve alguns jogadores que tiveram o privilegio de lhes serem dadas oportunidades para errar, corrigir, voltar a errar e corrigir ate aprenderem e evoluírem porque tinham potencial. O DiMaria é um exemplo, o Melgarejo outro, o Coentrao, o David Luiz etc - sao imensos MAS IMENSOS os erros (e muitos que custaram bem caro)...

    Pena que jogadores como o David Simão, Miguel Rosa, Nelson Oliveira, Roderick, Mário Rui, Danilo etc nao tenham merecido as oportunidades que esses mereceram... Ou pelo menos os tais que dizes terem sido bons negócios...

    Pelo menos esse título conquistamos com eles: pagaram o camião de 56 lugares para fazer chegar jogadores as toneladas à Luz e deram o título do bom negocio...

    O título de campeão, esse fica para um dia

    ... Talvez quando tiveres mais jogadores que nao digam qe jogar com o FCP é "apenas mais um jogo"

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O DI Maria vingou no Benfica, e se não fosse no Benfica vingava em outro clube qualquer. Aos 18 anos já custava 6 milhões de euros, já era titular na no campeonato argentino com 24 jogos e 6 golos marcados e eleito como uma revelaçao da prova.

      Esses tais portugueses de que falas têm tido várias oportunidades, alguns no Benfica e outros em clubes mais fracos mas, Infelizmente para a tua tese, TÊM FALHADO EM TODO O LADO.

      O Benfica apostou em DI MAria porque viu nele qualidade, apostou no David Luiz porque viu nele qualidade. E NÃO APOSTOU EM MUITOS OUTROS DE QUE TU FALAS PORQUE ATÉ AGORA AINDA NAO MOSTRARAM QUALIDADE PARA JOGAR NO BENFICA. REPITO: NEM NO BENFICA NEM NOUTRO CLUBE QUALQUER.

      Aqui é que a tua tese cai por terra, É que tu é que achas que eles são craques. Sò que Infelizmente, os dados possiveis de avaliar nao substanciam a tua tese.

      Diz-me lá um, em quem o Benfica devesse ter aproveitado mas deixou escapar e foi brilhar para outro lado.

      Isso é que quero que me digas!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

      UM GB!!

      Eliminar
    2. Aquela pergunta que fazes constantemente, de porque é que os jogadores de que tu "defendes" nunca mereceram uma oportunidade como outros tiveram, têm uma resposta bem simples:

      Porque os treinadores nunca viram neles qualidade suficiente. É tão dificil perceber isso?

      E agora pergunto: Foram capazes os jogadores de provar o contrário? Oxalá provem. Mas ainda não provaram.

      Essa é que é essa

      Eliminar
  8. Concordo contigo RedMoon, fico anciosamente à espera que os iluminados se cheguem à frente com os nomes dos craques desperdiçados!!! Falar por falar já irrita! dasss, parece que não remamos todos para o mesmo lado!
    O proprio Rui Costa antes de vestir o manto sagrado nos séniores tb teve no Fafe a ganhar experiencia e a mostrar que tinha traquejo para vestir o manto sagrado!
    Ah e tal o Coentrão não jogava no Saragoça e o Benfica mesmo assim apostou nele, como já li várias vezes por aí! esquecem-se é que depois do Saragoça ainda foi emprestado ao Rio Ave onde finalmente mostrou o que valia (lembram-se dos golaços que fez aos corruptos no antro da corrupção pelo Rio Ave) só depois é que lhe foi dada a oportunidade no Gloriososo!

    ResponderEliminar
  9. Aos comentadores, não fujamos à pergunta efectuada:

    O post não é sobre contratações falhadas. Essa todos sabemos que há e muitas.

    O post é sobre o sindroma do jogador português, com que apelidam Jorge Jesus. De que JOrge Jesus prefere os estrangeiros.

    Pois se prefere os estrangeiros e prescinde deles apenas pela nacionalidade, digam-me lá onde está o talento das escolas que JJ negligenciou? Onde está o talento que deixámos escapar?

    Isso é que quero que me digam

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Secalhar a tua pergunta é dificil de responder porque se o Jesus não dá visibilidade aos jogadores pouco temos a dizer sobre o potencial, o Mario Rui por exemplo reconheço-lhe mais valor que o Emerson que foi titular o ano passado, o Danilo Pereira tem tanto ou mais potencial que o Matic, não chegaram a jogar pela equipa "A". Aparte disso se olhares para as contratações desde que chegou o Jesus chegas rapidamente á conclusão que o Jesus dá preferência a estrangeiros!

      Eliminar
  10. Concordo e há muito que defendo esta ideia. O Jorge Jesus gosta de bons jogadores e sabe perfeitamente que não é com idealismos que vai tornar fácil uma tarefa complicada. Aposta em portugueses se acha que são os melhores. Basta ver a quantidade de jogadores portugueses que jogaram com ele nos outros clubes. Em Braga tinha 4 titulares. No Belenenses usava 5. No Leiria também 5. A diferença é que para o Benfica só interessam jogadores de topo. Daqueles que podem ir a selecção. E quantos desses jogam em Portugal e que o Benfica possa contratar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas há quem não entenda isso: COmo se qualquer treinador do mundo, sabendo que depende dos resultdos, fosse escolher um jogador por ser Chinês sabendo que tinha um potuguês melhor na bancada.

      O que eu estranho é como é que ainda há gente que acredita nisso

      Eliminar
    2. O Jesus depende dos resultados? Não percebo então como é que ele ainda ca está, depois dois últimos dois anos....
      Se há treinadores no mundo que não dependem dos resultados, eles são três: Ferguson, Wenger e JJ.

      Eliminar
  11. O fernandez foi considerado por Luis Freitas Lobo candidato a melhor médio esquerdo a jogar na Argentina meses antes de vir para o Benfica. vale o que vale, mas é real.
    Vejam aqui:
    http://www.planetadofutebol.com/artigos/viagem-pela-argentina

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso só prova uma, e uma única, coisa: é que o LFL percebe tanto de futebol como os restantes adeptos.

      Eliminar
    2. E ainda por cima nem citar o artigo sabes. Não vi lá nada que diga que era candidato a melhor médio esquerdo; diz apenas que "vale a pena seguir".
      Isto quando é para enganar as pessoas, há gente que se vê que está mesmo à vontade.

      Eliminar
  12. Concordo plenamente com o post.
    E mais, o JJ é o melhor treinador disponível para o Benfica, espero bem que renove, aliás, já deveria ter renovado, é um grande treinador e vai dar muitos títulos ao Benfica.
    Gostava de o ver como uma espécie de Ferguson, ou seja, muitos anos no clube e muitos mais títulos que o próprio.

    Carrega JJ, sabes mais tu a dormir, que os outros acordados, não fosse a batota e corrupção no frutabol portugues e eras neste momento tri-campeão a caminho do tetra e mais algumas taças de portugal.

    A verdade é esta.



    Ronnie

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Deus nos livre! Por aquilo que cobra devia de facto ser o melhor, mas fica-se por aí.

      Eliminar
  13. Por ser tão claro é que fico espantado quando alguém pretende exigir uma equipa de qualidade querendo ao mesmo tempo incluir nela atletas que não se revelaram e muito provavelmente nunca o farão!

    RC

    ResponderEliminar
  14. Eagle One8/11/12 23:37

    O Coentrão foi chamado á base, porque o JJ assim o quis, para ser alternativa ao Di Maria...e depois foi o que se viu!!! O Reyes tinha tudo acertado para mais um empréstimo, nos mesmos moldes do anterior, mas JJ abortou a operação, porque queria apostar forte nos dois extremos esquerdos!!!

    ResponderEliminar
  15. Os fatos são esses não há duvida! Não podes pôr as coisas nesses termos, é errado pensar assim e simplesmente tirar as conclusões com numeros, é preciso ter conhecimento de causa para se estar de acordo com os fatos, existem pequenos grandes pormenores que poderiam deitar por terra esses mesmos fatos, um deles é os minutos de jogo atribuido a alguns dos jogadores que mencionas-te e que não foram dados! Dizer que Miguel Vitor não é assim tão bom como pensam é injusto, o muito pouco que jogou (alguns fora da posição) jogou muito bem e com minutos de jogo não sei não...não podemos excluir os "ses" desses fatos que apresentas pois não foram dadas as mesmas oportunidades que a outros (estrangeiros) deram, Olá Jonh possivelmente português e mais barato nunca mais calçava o banco!Verdade?? Enzo Peres português e mais barato nunca teria regressado ao Benfica! Percebes onde quero chegar??? Eu reconheço qualidades a JJ mas uma eu não reconheço, a suposta qualidade de potencializar jogadores, ele não é bom nisso PONTO!!
    E já agora diz-me lá um craque existente no Benfica atual, tirando o Aimar que não joga??!!
    Rodrigo Mora, vês os jogos dele? Os numeros até não são grande coisa mas as exbições é que contam!
    Nuno Coelho está na Grécia, não seria um bom jogador para substituir Javi?? Pois, potencializar não é para todos...
    Èder Luis, não se adaptou...como Enzo, Ola Jonh mas era barato e não houve paciência para tentar adaptar! No Brasil é o que vemos...foi preciso gastar 11 milhoes para resgatar Salvio e dar liquidez ao Atlético...
    Existem mais fatos que poderia mencionar mas estamos a esquecer de um pormenor interessante, é o projeto do clube que quer queira quer não JJ tem de estar em sintonia, aí talvez esteja algumas das desculpas para a não aposta em jogadores portugueses! Ruben Amorim não tinha lugar no Benfica atual?? Manuel Fernades tratado como deveria ser tratado e tratando-o como um jogador em formação não estaria no Benfica?? O Maniche numa perspetiva de formação não actuava ao mais alto nivel no Benfica como fez no FCP e noutros clubes? E O Miguel Rosa considerado o melhor jogador da segunda divisão se o Carraça não fosse problema não estaria a jogar no Benfica A???

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Ruben AMorin saiu por razoes disciplinares
      O Maniche saiu porque em Dezembro ja tinha assinado pelo FCP e foi relegado para a equipa B

      O Miguel Vitor para mim continua a ser uma incognita. Se me limitar apenas ao que leio aqui, é craque, o problema é que duvido que seja. E mais, JArdel tem cumprido.

      O Ola John custou 8 milhoes. Potencial ja mostrou em outras paragens, agora precisa de ser trabalhado para jogar ao mais alto nivel. Mas nao é nenhum caloiro como os tais das escolas, que nem em clubes onde são suposto rodar, nao conseguem jogar mais do que 30 minutos por jogo, quando jogam.

      E no mais, estamos de acordo, há e sempre haverão contratacoes falhadas e opcoes discutiveis.

      O post nao pretende limpar a folha de JJ em materia de contratacoes.

      CUmprimentos

      Eliminar
    2. Aliás, o Maniche, à semelhança do irmao Jorge Ribeiro, do Paulo SOusa, do Edgar, do Pepa, do Rui Baião, do Manuel Fernandes, em resumo, aqueles que sendo Benfiquistas nos deram um chute à primeira oportunidade, devem corresponder ao critério defendido por muitos: o de serem Benfiquistas desde pequeninos e por isso representantes máximos da mistica do clube.

      Depois foi o que se viu

      Eliminar
    3. Ah, e já me esquecia de outro Benfiquista desde pequenino: O Hugo Leal

      Eliminar
    4. Mas aí é que está o cerne da minha resposta, não existiu formação no Benfica nesses anos em que os jogadores até apareciam, mas estavam mal formados e foram lançados ás "feras" onde o Benfica na altura não estava bem!!
      A formação de um jogador é muito complexa, não depende somente da qualidade que tem e nos tempos de hoje isso é um fato.

      "O Ola John custou 8 milhoes. Potencial ja mostrou em outras paragens, agora precisa de ser trabalhado para jogar ao mais alto nivel. Mas nao é nenhum caloiro como os tais das escolas, que nem em clubes onde são suposto rodar, nao conseguem jogar mais do que 30 minutos por jogo, quando jogam."

      Pois mostrou, mas onde?? NO twente esse grande colosso europeu...não quero dizer que seja mau jogador mas foi preciso trabalha-lo á imagem do Benfica filosofia do treinador e adaptação ao campeonato, uma formaçãozita digamos! Percebes onde quero chegar? Aqui houve paciência, cuidado e confiança! Pudera custou uma pipa de massa...
      Os jogadores que sairam em litigio com o clube saíram porquê?? Não houve tratamento adequado nem confiança capaz de lhes proporcionar um reconhecimento por parte do clube em contar com eles!
      Mas o grande problema no benfica não se resume ao não apostar nos portugueses mas sim em comprar tudo o que mexe estrangeiro! Por exemplo em vez de teres no plantel 6 extremos não portugueses podias ter 4 em que 2 deles poderiam ser portugueses! Gaitan, já estaria vendido e Salvio nunca estaria comprado, quem naturalmente apostavas? Nas camadas jovens(equipa B)...percebes onde quero chegar!? Falta estratégia e falta a coragem a um treinador que se gaba de potencializar quem realmente já estava potencializado e que somente deu minutos de jogo...essa é que é a verdade!

      Eliminar
  16. Carlos Pereira9/11/12 01:10

    O que eu acho graça é que ainda ninguém conseguiu responder à pergunta do escriba.

    Totalmente de acordo, RedMoon. Eu já deixei de ser fã do JJ, devido à sua postura mas quanto ao "estigma" do jogador português... benfiquistas, partam para outra. Abraço Benfiquista

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, o problema é esse... Desconversar desconversam, agora mostrar o contrário do que digo ou responder à pergunta é que é a parte difícil

      Eliminar
    2. Eu respondi já mais abaixo.

      Eliminar
  17. Eu até podia dizer aqui coisas, como por exemplo o facto de certos anos na formação do jogador serem fundamentais, e se não são aposta séria nesses anos muitas vezes não mais se conseguem levantar, mas para quê? Tornou-se claro que o autor do texto percebe tanto de futebol jovem como eu percebo da plantação da cana do açúcar, seria desperdiçar Latim.
    Para o autor do texto é tudo muito simples; A+B=AB, e os jogadores já vêm pré-formatados, com um formulário que diz "Talento - X", e pronto, se não forem aposta aqui, serão de certeza aposta ali, porque diz ali no formulário que tem aquela quantidade X de talento, por isso tem de triunfar; se não triunfar é porque nunca teve talento.

    Mas por mais incrível que pareça, este foi apenas o segundo post mais ridículo que li hoje. O primeiro é uma verdadeira gema...

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. No fundo diria o mesmo em português suave.

      Eliminar
    2. Blá, blá, blá, A + B + AB
      Aqui está um exemplo de quem escreve muito e nao diz nada.

      Responde lá à pergunta que fiz e depois começamos a conversar

      Eliminar

  18. Pelos vistos o post quer provar que a formação do Benfica trabalha mal.

    Também não é liquido que alguns jogadores não possam ter evoluido pois ao terem poucas oportunidades
    ou terem sido emprestados ano após ano pode ter levado a sua desmotivação.

    Não é o facto de Roderick e Nelson não serem titulares na Corunha que os deprecia.

    Quer queiras quer não, não é por esta via que convencerás alguém a idolatrar um treinador mediocre, que me vou dispensar de ajectivar, e que não paras de enaltecer.

    Dizes que este ano não somos campeões porque não temos Xavi e Witsel mas o ano passsado tinhamos e também não fomos.

    Depois diz-me também porque é que depois de tantos milhões gastos em mais de uma centena de jogadores não ganhamos nada.????

    Não entendo gente que se lambuza com a mediocridade porque se jj evoluiu assim tanto na mestria táctica mais fácilmente tinha aprendido a falar português depois de tanto treino em conferências de imprensa e convivência com gente evoluida.

    A diferença é essa: Os inteligentes evoluem já os chicos-espertos vão enganando quem gosta de ser enganado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Conde,

      Contigo, já sabes que discordo em muita coisa, mas gosto sempre do que escreves. És um daqueles que leio sempre com atenção.

      1. A minha visao sobre as escolas do clube mantem-se. Em 20 anos, desde Rui Costa, com valor saiu M. Fernandes e Maniche, por sinal, dois que nos deram um pontapé no cu assim que puderam. Acho muito pouco.

      2. Houve outros com valor? Duvido! Olha, o Porto levou para lá alguns, o kenedy, Pedro henriques, SOusa, Jorge Ribeiro, assinou com o pepa, com o rui baiao, pois nem aí vingaram.

      3. Nao disse que JJ era perfeito, cingi-me a um tema especifico que ate agora ainda ninguem desmentiu.

      4. Se ser campeao com javi e Witsel só nos dava 49% de chances de ser campeoes, sem eles acho que nos ficamos pelos 35%.

      5. Os milhoes gastos sao uma falacia tua. Entre o deve e o haver, Jorge Jesus teve mais dinheiro encaixado do que despesas. GAstou menos do que ganhou, por muito que queiras dizer o contrario. Se JJ fosse manager, à boa moda inglesa, a sua gestão seria considerada excelente.

      6. a mediocridade de JJ, pois, é a tua opinião. Eu também acho que em JJ ha muito por onde pegar pelo lado negativo. Mas o tema do post era outro.

      Cumprimentos

      Eliminar
  19. Será!? Perguntem ao Carlos Martins,ao Rúben Amorim, ao Nuno Gomes, ao Miguel Vítor, ao Luisinho se há algum estigma em ser Português...

    É fácil de perceber. O problema não é ser Português, é o Português! Ou seja com as bacorradas que o JJ dá é normal que os jogadores que falem a língua de Camões não irem muito à bola com o JJ!
    Como se sentiriam vocês se ouvissem comentários como aquele do para aqui vai dando!? Gostavam? E já não é a primeira vez pois recordo que o JJ ja tinha dito o mesmo do Jardel e do M.Vitor para uma pre-eliminatoria da champions...
    Agora imaginem as bacorradas que deve dar diariamente...Lembro-me de uma Grande Prof da faculdade uma vez contar uma conversa que teve com o JJ em que o aconselhou a ir para espanha. E sabem qual o motivo? As bacorradas do JJ, os jogadores no balneário so se focavam nisso contando mesmo o número de bacorradas que ele dava esquecendo o essencial...
    Sim,o problema é o Português...não o jogador mas a lingua portuguesa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Essa é outra conversa ainda, mas faltou juntares ai o Nelson Oliveira (pergunta-lhe o que lhe disse o JJ depois da primeira mão com o Chelsea), ou mesmo o Djalo

      Eliminar
  20. Redmoon,

    Não concordo com a tua opinião demonstrada neste artigo.

    As oportunidades de futebolistas hoje em dia não depende de se são bons ou maus, mas sim do que é melhor financeiramente para empresários e certos executivos de clubes de futebol.

    Quem não quer ver isso, ou é porque não conhece o mundo da bola ou então porque anda muito distraído com outras coisas.

    Li o artigo e vi muita confusão entre o que é um jogador feito, que já teve oportunidade de ganhar calo competitivo, com outros que estão em busca da sua primeira oportunidade.

    Infelizmente, não li uma tentativa de compreensão da tua parte sobre o porquê de tantos jovens talentosos portugueses nem sequer conseguirem afirmar-se em clubes mais modestos da 1ªLiga. Talvez se houvesse um real conhecimento do mundo do futebol actual perceberia a lógica do lucro e do enriquecimento fácil e rápido à volta das "contratações" e que impedem o aproveitamento do talento nacional.

    Outro ponto que discordo é, para a além da hiperbolização do tom do artigo com "Queeemmmm?" ou "Eeeee......?", noto uma igual hiperbolização sobre o número de jogadores da formação que o Benfica tem de dar para a equipa principal todos os anos.

    Penso que é consensual aqui e um pouco pelo universo encarnado, que não esperamos que todos os anos saem 11 canterados e entrem outros tantos 11 da formação. Eu, da minha parte, já me contentava com uma taxa anual de 1 a 2 jogadores em média.

    E, para finalizar, adoptando a linguagem económica, não seria mais rentável vendermos um jogador que nos custou €0, valorizarmos-lo e depois vendê-lo acima dos €10M, do que ter que investir €9M, cujo dinheiro investido vem de instituições bancárias e de terceiros, e cujo lucro terá que ser repartido por todos eles no final?

    Quanto ao resultado do mundial de sub20... uma coisa é certa, veio a pôr a nu que o jogador português não fica tão atrás do estrangeiro!

    Criem é condições para os jogadores portugueses poderem vingar... e o Benfica como maior e melhor clube nacional nunca poderá ficar de fora dessa batalha!

    E Pluribus Unum

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Impressionante como é obvio e fácil de entender, nao é?

      Mas infelizmente há quem nao consiga sair das comparações mal amanhadas e dos negócios financeiros

      Eliminar
  21. Finalmente, neste blog, uma publicação com ' cabeça, tronco e membros '. É que não é assim tão complicado chegar lá. Sempre que virem um puto que faz um passe com a cabeça levantada, e logo o comparam ao Rui Costa, sejam coerentes:o puto é um 10 predestinado e ponto final. Sempre que for lançado o Toy, aplaudam-no de pé e digam: máquina. Se lançarem Toy e Pepa simultaneamente, temos dupla. O Bruno Aguiar e o Rui Baião... que pezinhos, caramba... Já para não falar no geraldo, o Couto da luz. E o Edilson, o que fazia ele em Roma?. Já mete um certo NOJO esta eterna conversa da treta dos jovens e da formação, dos portugueses e dos alentejanos. Façam-se associados do vizinho, que se gaba muito da escola e deslumbra com equipas B. E calem-se os Shadows e outros quejandos que por aqui andam... tenham noção do ridiculo. E um bem haja ao Redmoon. Reforço: finalmente, leio algo nesta ' nova '.

    ResponderEliminar
  22. Engraçado como se aceita comparar o percurso de um jogador a treinar no Rio Ave, Marítimo ou no Roda... Com o percurso que teria a treinar num dos melhores (dizem) centros de treino do Mundo.

    Que tal haver um bocadinho de lucidez antes de dizer certas asneiras?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A única coisa que se pede ao Benfica é que se tem que dar oportunidades a alguém... Que seja PRIMEIRO aos seus. Aos que andaram anos a suar a camisola (porque alguém acreditou que tinham qualidade), que sabem o que é o Benfica, que sentem a paixão de entrar em campo...

      Se eles nao aproveitarem as oportunidades dadas, o trabalho feito... É porque nao dava mesmo!

      Mas dêem oportunidades aos putos e julguem-nos depois. Se temos que ser exigentes a serio é com os que vêem de fora e custam milhões em transacções e comissões. Mas curiosamente para esses reservamos sempre o discurso da paciência e tempo de adaptação.

      Os da formação, pelo contrario, tem a obrigação de chegar, ver e provar que sao bons. Ao Nelson Oliveira deram uns minutos o ano passado, nao se encheu de golos... Foi despachado para a Corunha.

      Eliminar
  23. Concordo com o post e muitas vezes pergunto o mesmo a quem me fala do não aproveitamento dos jogadores da formação. Se não têm sido são grande espingarda, o que é que querem?

    Mas é necessário alterar então o modelo, porque é imperativo que a formação comece a produzir jogadores para o plantel principal. E, neste âmbito, acho que já estivemos pior.

    Há miúdos da B que, além dos Andrés (e eu acho o Almeida bastante sólido. Relembro que pontuámos na Champions nos jogos em que alinhou a titular e não tremeu) podem vir a ser opção. Para já, o Cancelo, o Carole e o Ivan. Se aparecer um por ano já é bom, dois seria o ideal. Este ano são dois.

    ResponderEliminar
  24. Excelente texto. Parabéns NGB!

    ResponderEliminar
  25. A formação do Benfica não trabalha mal. Se existem pormenores que podem melhorar, sim sem dúvida, mau era não haver. Há porém duas falhas de memória em relação ao nosso passado recente. As dispensas de muitos jovens no tempo de Vale e Azevedo, e os dois anos que o futebol de formação ficou orfão de casa, com as obras da Luz e a construcção do Seixal.
    A geração de 94 que tem Varela, Costa, Cardozo, Cancelo - já agora que todos o elogiam...Passada larga, 1,80m - Sancidino e Hélder Costa, é a 1ª "fornada" criada no Seixal. Os resultados estão à vista.

    Depois existem os factores invisíveis. O dos empresários, o da adaptação - se há miúdos que saiem de casa a 300 kms do Seixal que não se adaptam, o que será dos jovens que vêem do estrangeiro....- o do modelo de jogo etc

    Comentaram que o SPorting coloca a formação na equipa principal. Nos últimos anos, quem ? Patrício e já tem 24 anos. Carriço ? Pereirinha ? André Martins ? Cédric ? Talvez o Adrien dê algo.

    Miguel Vítor agora. É rápido ? Tem boa relação com bola ? Tem impulsão ?

    Sobre a altura dos defesas, mesmo os laterais, todos sabem qual o calcanhar de Aquiles do Barcelona. Viu-se novamente contra o Celtic.
    "It was a corner rather than a set-piece that got the breakthrough, with 6′2 Wanyama towering over 5′7 Alba – a simple goal, but a fine example of Celtic maximising their area of strength."
    in Zonal Marking.net

    P.S. - Já agora Fábio Coentrão tem 1.79 / 1.80 o que faz com que não seja baixo...
    P.S.2 - Mourinho no Porto tinha Bosingwa com 1.83 e Nuno Valente com 1.80 nas laterais

    ResponderEliminar
  26. O binómio do Jardel tem muito que se lhe diga... Para já, não acredito que alguém pague mais de 3M por ele, o que ainda assim seria bom! Mas, meio milhão por Jardel, quando tinhamos o MV???

    ResponderEliminar
  27. Bom, ninguém fala da foto... Falo eu: Excelente montagem !

    ResponderEliminar
  28. O centro de estagioa do Fafe nunca foi problema para o Rui Costa. E vai à lista acima, de jogadores que de facto fizeram parte dosnplanteis principais do benfica, e que nao foi por isso que foram longe.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Agora sou eu RedMoon :) Lê lá com atenção o que escrevi ! E lê o que escrevi no texto do GB sobre eles.

      Sou da mesma geração do Rui, cheguei a jogar contra o Benfica em torneios e fases finais de nacionais, dos Campeões de Lisboa, joguei com um na mesma equipa e contra practicamente todos eles. Sei bem o que era a realidade do futebol de formação nos anos 80 e início dos 90.
      E tal como disse anteriormente, há outros factores. Na altura o Tulipa era uma das grandes referências dessa geração e não deu nada.

      Eliminar
    2. a ti também te parece obvio que mandar um jogador rodar para o Rio Ave ou Académica é totalmente diferente do que o acompanhar de forma criteriosa nos dois ultimos anos de formação (junior), o acompanhar de perto no primeiro ano de profissional (seleccionando criteriosamente o clube a emprestar ou acompanhando a integração na equipa, nomeadamente incentivando a ligação a algum/alguns jogadores mais maduros que poderão ajudar na integração) e finalmente escolher o momento para o começar a lançar na equipa.

      Certo?

      Ou isto é rocket science?

      Ou será tudo tao basico como diz o Redmoon "ah e tal eles andam por aí e os bons mostram-se"???

      I rest my case...

      Eliminar
    3. GB, concordo contigo nesse ponto. Aliás eu sempre fui da opinião que NUNCA se deveria ter terminado com a equipa B, fosse ela competir onde fosse, 2ªDiv, ou 3ª Div na altura. E tu lembras-te os resultados que tinham na 3º divisão e vê agora numa Liga de Honra, competitiva como é, os resultados que estão a fazer. Mostra bem a evolução que foi feita no futebol de formação do nosso clube.

      No teu texto agora vou lá colocar outros pontos de vista.

      P.S. - Sobre o que diz o RedMoon, eu digo o seguinte. Há os de rendimento e os de potencial, tendo sempre em conta que os jogadores são como os melões....Só depois de abertos.
      Existem tantas variáveis - e não científicas :) - que levam os jogadores, a dar, ou a não dar.


      Eliminar
  29. Um pormenor que parece passar ao lado do post e, penso, muito poucos o percebem:

    Sim é uma teoria da conspiração mas se acreditamos no Sistema é assim tão dificil acreditar nisto?

    O fcp controla uma série de clubes menores através da colocação de treinadores e até directores desportivos. É óbvio que não interessa ao fcp que esses treinadores apostem em promessas do SLB por isso, muitos jogadores com potencial, são relegados, estranhamente para o banco, enquanto outros, de outros clubes, têm as oportunidades todas. Mais, aqueles clubes que realmente apostam nos nossos, normalmente sofrem dificuldades extra e acabam por trocar de treinador q depois muda a gestão do plantel.

    Nunca viram nada disto por esses clubes fora?

    ResponderEliminar
  30. Ainda não percebi bem as perguntas que fazes aqui, podes repetir as mesmas de uma forma directa e simples?! È que não sei se o post é sobre a razão da falta de aposta nos jogadores portugueses ou falta de aposta nos jovens da cantera ou mesmo nas contratações do Benfica não abundar portugueses ou mesmo se falas em alguns flops que Benfica contratou ou será que falas da falta de formação do Benfica ou mesmo na mediocridade do jogadores que saem todos estes anos do Benfica (até eu tou confuso)ou será que dás a entender que de repente o Jesus é um mestre na formação de jovens portugueses?
    Será que com todos esses ridículos factos queres fazer acreditar que nestes ultimos 4 anos o Jesus apostou em jogadores portugueses (jovens da formação e jogadores portugueses) e que temos um Benfica a jogar a liga dos campeões sem portugueses na equipa só porque o jogador português é mais fraco que o estrangeiro???
    Explica lá então o que realmente queres que te responda, pois eu adorava debater contigo todos ou alguns destes temas!
    E já agora apresenta aqui nestes ultimos 4 anos as equipas de Jesus, isto é, os planteis completos e todas as compras feitas nestes mesmos ultimos 4 anos do Benfica, se pesquisares com a mesma exatidão nos números que demonstras-te neste post terás uma boa surpresa...
    Eu não espero nenhum crake no Benfica, espero sim jogadores que em equipa façam o Benfica campeão para mim os crakes portugueses até agora foram pouquíssimos, que me lembre ((pois não sou do tempo do Eusébio nem Chalana)) só encontro o Figo, Ronaldo, Rui Costa , Moutinho ((sim, o tal que joga no FCP e que LFV não quis no Benfica por achar um negócio muito "escuro")) ou mesmo João Pinto ((o que jogou no Glorioso)) de resto não tenho de memória outros!
    Fica aqui o desafio para si Redmoon, espero esclarecimento da sua parte para ter o prazer de lhe responder!

    Viva o Benfica!!

    ResponderEliminar
  31. Excelente análise! Obrigado! Refiro apenas três coisas:
    - Primeiro é falacioso comparar o número de jogos que o Nélson Oliveira fez pelo Coruña com os que o Kardec fez pelo Santos, porque no primeiro caso a temporada ainda vai no início e no segundo estamos a falar de uma temporada inteira e logo no Brasil onde se faz muito mais jogos, se calhar em percentagens a diferença não é assim tão grande.
    - Segundo a conclusão a que se chega é que a formação do Benfica é má. Está a melhorar, vê-se na quantidade de jogadores chamados às camadas jovens da selecção, mas ainda está longe de ser uma excelente formação.
    - Por último, às vezes há jogadores que passam ao lado de grandes carreiras porque nenhum clube aposta verdadeiramente neles e só jogando assiduamente evoluem. Veja-se o caso do Artur que foi passando despercebido até o Braga apostar definitivamente nele, e só o fez por causa da lesão do guarda-redes principal!
    Perguntas: Como melhorar a formação? Qual é o problema? André Gomes vai finalmente ser o primeiro desta geração a singrar na equipa principal?
    Saudações,
    Mike

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo, mas no caso do Benfica não foi um jogador a passar despercebido.

      Foram 20 anos, desde Rui COsta, em que não apareceu nem um fora de série. O mlehor foi Maniche e M. Fernandes, por sinal, dois daqueles benfiquistas desde pequeninos que nos deram um pontape assim que puderam.

      20 anos meu caro, desde Rui Costa!!

      Eliminar
  32. Snortinho, o comentario nao era para ti:))

    Claro que tem de haver razoes pelas quais desde Rui costa ha mais de 20 anos (!!), so saiu um jogador que hoje TALVEZ jogasse no benfica, Manuel Fernandez.

    E bem me lembro dos tempos em que ate os seniores andavam com a casa as costas pois nem estadio tinhamos.

    Mas entao acabe se com as mentiras, de que a Liz tem sido um viveiro de talentos e que sao os estupidos dos treknadores que nao apostam neles.

    Quem tem talento, tanto explode na Luz, como nas Antas como no Pacos de Ferreira.

    Mas claro, Inegavel que r costa, paulo madeira ou rui bento tiveram um grande empurrao dos mundiais de sub 20

    Cumprimentos

    Redmoon

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Empurrão desnecessário, segundo a tua teoria, porque "Quem tem talento, tanto explode na Luz, como nas Antas como no Pacos de Ferreira."

      Razão tinha o Vale Azevedo: não precisamos de formação quando temos os talentos a poder despontar em qualquer lado.

      Eliminar
  33. ESTE PENALTI DOS CORRUPTOS B
    CONTRA O MARITIMO B
    FOI ABSOLUTAMENTE ESCANDALOSO
    UMA VERGONHA
    UM APINTADOR NOJENTO

    HOUVESSE VERDADE NO NOSSO FUTEBOL
    E ESTE APINTADOR JÁ ERA

    ENQUANTO ISSO AO BENFICA B
    AS APINTAGENS FERRAM PENALTIS
    QUE É OBRA

    MAS ATENÇÃO QUE NO JOGO DO
    BRAGA- GIL VICENTE
    AINDA HOUVE UM PIOR

    UM BRACARENSE ATIROU-SE DE COSTAS
    SÓZINHO E O APINTADOR MARCOU PENALTI

    ANDAM TODOS A MAMAR
    E O BRAGUINHA TAMBEM
    E POR ISSO VOU DAR UMA DE ADIVINHO

    NO PRÓXIMO JOGO RIO AVE-BENFICA
    PREVEJO O PIOR

    É QUE O BRACARA VAI A VILA MISÉRIA
    E APESAR DE TUDO PODERÁ PERDER

    SE O BENFICA GANHA, OS BRACAROS
    FICARÃO A SEIS PONTOS

    E ISSO É CAPAZ DE SER ABORRECIDO

    LOGO ASSIM À CAUTELA
    SERIA BEM BOM
    QUE O GLORIOSO PATINASSE

    VAI UMA APOSTA ????

    ResponderEliminar
  34. GB

    Eh pa, desculpa la a minha insistencia mas diz me la o nome de um jogador. So UM por favor!! Independentemente do que diZes, nos ultimos 20 anos, das escolas apenas TAlVEZ manuel fernandes jogasse no Benfica no 11.

    Foi o Benfica que deu cabo deles todos? Foi o Jj? Foi o desacerto da politica de emprestimos?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tu não queres entender... não vale o esforço!

      É que não há um... HÁ VÁRIOS, agora não alinho é conversas hipócritas de falar da formação pré-Caixa Futebol Campus.

      A primeira geração do CFC é a do Miguel Victor e mesmo assim não sei se não será só a do Nelson Oliveira...

      Eliminar
    2. GB o Miguel Vítor não é a 1ª geração do CFC :) Ele já era júnior se as minhas contas estão correctas quando o CFC começou.

      Eliminar
  35. Gostaria de dar os parabens aos responsaveis por este blog, para mim o melhor quando o assunto e o slb. Concordo com o autor do post, de certeza que o jj nao discrimina o jogador portugues por ser portugues ou por ser da formacao. Mas gostaria que os responsaveis do slb dessem prioridade ao jogador da formacao quando em pe de igualdade com um estrangeiro. Tambem acho que dizer que ah o maniche, o manuel fernandes, o paulo sousa nao contam pq sairam em litigio e tal... Acho estranho... Acho que eh branquear a realidade. Parece me que sairam pq os outros clubes pagaram mais. Muito mais. Paulo sousa e maniche nao me parecem pessoas parvas. Sou do benfica e fiquei a odia-los para sempre, mas se calhar eu no lugar deles faria o mesmo. Nao acredito que o paulo sousa foi para o scp para ganhar o mm ou um pouco mais, bem como o maniche no fcp. Acho que depois eh que a malta do slb vende a imagem de traidores. Ou que o manuel fernandes eh maluco. O hugo leal e o edgar eh certo que nao singraram ao mais alto nivel, mas nao tenho duvidas que singrariam se se tivessem mantido no slb uns aninhos mais. A questao eh pq eh que o slb nao os conseguiu manter. Pq eh que os poucos com qualidade que saiem da formacao saiem sempre em litigio e sao uns malvados que nao gostam do slb? Cumprimentos tiago pereira

    ResponderEliminar
  36. Francisco9/11/12 11:29

    Porque razão não fomos campeões o ano passado ?
    Se contámos com o Xavi e Witsel .

    ResponderEliminar
  37. GB,

    Espero sinceramente que tenhas razao e que esses a quem auguras grandes futuros o tenham de facto.

    Mas tambem espero que nao esquecas que muitoa dos grandes portugueses que fizeram escola no FCP tambem fizeram percursos quase sempre fora das Antas, desde J Costa a f Couto a R carvalho e tantos outros.

    Continuo na minha, quem tem valor acaba por prova lo mais cedo ou mais tarde, e nao tem de ser na casa mae.

    Alias, pelo q parece, o andre almeida e o andre gomes sao apostas. Se calhar nestes ha de facto valor

    ResponderEliminar
  38. Anonimo das 11:27

    Nao ha falta de coerencia nenhuma. Os exemplos paulo sousa, maniche e manuel fernandes servem pAra ilustrar q quando houve valor os treinadores apostaram neles.

    Depoia a razao porque sairam ja é outra conversa, q n tem nada a ver com julgamentos tecnicos dos treinadores

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. redmoon gostei mt do teu post e doute de uma maneira geral razao: o jesus nao tem qq preconceito com o jogador portugues ou da formacao. Tens razao. Mas a aposta em jogadores como o maniche e o manuel fernandes nao foi so pq tinham qualidade, como bem te lembras, foi por necessidade pontual no caso do manuel fernandes e por falta de dinheiro no caso do maniche. Nao foi pq havia uma politica de apostar na formacao. Mesmo o caso dos putos andres, nao me parece que a aposta seja pq eles sejam bons. Eh para tapar buracos. Se o javi e o axel nao fossem vendidos, jogavam?
      O que eu gostaria eh que os treinadores do slb fossem mais sensiveis na contratacao de jogadores de segunda linha vs formacao. Este ano jj eh forcado a apostar nos andres. E bem. O que eu queria era o javi a titular a. almeida no banco e nao se ter gasto dinheiro em jogadores medianos como o airton e o matic.
      O que eu gostaria era k houvesse no slb uma melhor politica em termos de empresticos de jogadores. Eh ma neste momento. Se o objectivo de um emprestimo eh para rodar um determinado jogador tens tb k pensar um bocadinho. Alguma vez o roderick vai jogar mt no corunha? Nunca na vida. Pq nao o emprestar a um rioave ou setubal ou estoril?
      Para concluir, o que eu gostava era que em vez de se gastar rios de dinheiro em segundas e terceiras linhas, se desse mais chance ah formacao e tb ao mercado interno. Parece me que este ano se caminha nessa direccao, vamos ver...
      Tiago pereira

      Eliminar
    2. Mas a ideia que passa é que nao. O que muitos defendem é que os das escolas é que sao o exemplo maximo de Benfiquismo e transportam o Benfica no coração.

      Que o digam o Manuel Fernandes, o Edgar, o Paulo SOusa, o Jorge Ribeiro, o Maniche, o Pepa, o Rui Baião, o Hugo Leal

      E se eu me esqueço de um jogo do Benfica com o varzim!! A forma como os Benfiquistas de coração Pepa e Rui Baião celebraram um golo contra nós!! Pareciam ter levantado a copa do mundo!!

      Eliminar
  39. Ao fim de não sei quantos comentário, não há nenhuma resposta ao RedMoon, só divagações e convicções... Factos? ZERO!!!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ao fim de não sei quantos comentários, já várias pessoas tentaram explicar ao Redmoon que lançar jogadores da formação não é uma equação estatística... se o Redmoon (e tu) quiserem continuar a olhar para isso ignorando isto:

      http://geracaobenfica.blogspot.com/2012/11/formar-e-desnecessario-eles-aparecem.html

      be my guest. Eu não dou para esse peditório...

      E on top disso, ignorar ainda que a primeira geração do CFCampus é a do Nelson Oliveira

      Eliminar
  40. Pjsimoes,

    Quando nao se consegue desmentir, enfia se a cabeça na areia, distorce-se o que se ouviu e leva se a conversa para outro lado.

    ResponderEliminar
  41. Johnny Rook9/11/12 14:55

    Redmoon,

    O teu trabalho deu trabalho, lá isso deu.

    Os dados que invocas são verdadeiros e aparentemente irrefutáveis.

    Mas existe exagero naquilo que lhe está subjacente: que o JJ é um grande treinador, que sabe muito bem ver onde andam os craques - cheira-os à distância - e que é um potenciador.

    Se as premissas estão correctas a conclusão está errada.

    E a ler por muitos dos comentários eu diria que o Benfica devia encerrar de vez o seu departamento de formação porque de lá só sai merda e aquilo custa dinheiro. Certo? Ou então chegamos à conclusão que em PTG acabaram os bons jogadores de futebol. Desapareceram.

    Como tudo na vida nada é somente preto e branco.

    Aliás há por aí até quem não saiba que Rui Costa só foi o jogador que foi por causa do Carlos Queirós e da sua equipa e da execução do projecto de detecção de valores que estava em marcha e tão bons resultados deu. Não fosse isso e o Rui Costa tinha ficado pelo Fafe e clubes do género até desaparecer como muitos outros.

    Porque muitos de vcs não sabem, mas eu sei porque vi vários jogos do Rui enquanto júnior do Benfica, que o Rui foi enquanto sénior aquilo que já naquela altura se adivinhava e de toda a formação do Benfica pós Seixal só vi um jogador parecido com ele - David Simão.

    Por fim, deixo também eu uma pergunta: De todos os jogos em que o Miguel Vitor jogou como defesa central do Benfica, qual foi aquele em que nos enterrou ou nos deixou arrepiados (assim tipo Moreto ou Roberto)? Eu sei a resposta e vcs?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Johny Rook,

      Bom comentário o teu, e não vou ser eu a dizer que as escolas de futebol do clube devem fechar. Eu acho que não, que não devem, porque elas carregam mística, que se enraiza em muitos miudos que por lá passam diariamente.

      Mas os factos são os factos: Desde Rui Costa, que outros craques de lá saíram? São 20 anos!! 20 anos!!! E o que de melhor de lá saiu foi Manuel Fernandes e Maniche. É muito pouco para 20 anos.

      Bem sei que houve problemas, que o estádio foi abaixo, que os campos de treino desapareceram, mas os factos são factos.

      E não me venham com histórias de que os putos eram todos bons, os treinadores seniores é que nao deram por eles. Se nao dessem no Benfica iam para o Porto e singravam lá.

      E aliás, se bem te recordas, o Porto tentou. O Porto tentou e levou o Kenedy, o Pedro Henriques, o Pepa, o Rui Baião, o Jorge Ribeiro, o SOusa, lembras-te?

      Pergunta: Vingaram lá?

      E o Miguel Vitor, ate concordo contigo, sempre gostei do miudo. Mas aceito que JJ prefira um central mais robusto, mais alto, até porque se reparares, tirando o trinco e os centrais, todos os outros jogadores sao pequeninos. E isso, garanto-te, tambem conta para os treinadores, e muito!!

      Cumprimentos

      Eliminar
  42. Obrigado por todos os comentários,

    Em resumo, eis o que penso:

    1. A minha visao sobre as escolas do clube mantem-se. Em 20 anos, desde Rui Costa, com valor saiu M. Fernandes e Maniche, por sinal, dois que nos deram um pontapé no cu assim que puderam. Acho muito pouco.

    2. Houve outros com valor? Duvido! Olha, o Porto levou para lá alguns, o kenedy, Pedro henriques, SOusa, Jorge Ribeiro, assinou com o pepa, com o rui baiao, pois nem aí vingaram.

    3. Nao disse que JJ era perfeito, cingi-me a um tema especifico que ate agora ainda ninguem desmentiu.

    4. Se ser campeao com javi e Witsel só nos dava 49% de chances de ser campeoes, sem eles acho que nos ficamos pelos 35%.

    5. Os milhoes gastos por JJ sao uma falacia. Entre o deve e o haver, Jorge Jesus teve mais dinheiro encaixado do que despesas. GAstou menos do que arrecadou, por muito que muitos queiram insinuar o contrario. Se JJ fosse Manager à boa moda inglesa, a sua gestão seria considerada excelente.

    6. a mediocridade de JJ, pois, é a opinião de alguns. Eu também acho que em JJ ha muito por onde pegar pelo lado negativo. Mas o tema do post era outro.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  43. RedMoon... peço desculpa pelo atraso no comentário (mai' ou menos meio ano :) )

    li o artigo e agradeço por constatares o óbvio... que eu nunca fui capaz de ver. apesar de achar jesus teimoso (ou convicto como ele diz) sou um fervoroso defensor da sua continuidade. tem defeitos? sim, muitos. Mas na minha vida (tenho 30 e tais) nunca vi o Benfica jogar como em 10/11... e este ano também já tivemos uns cheirinhos. Nem com a equipa de 94 e de 96 (já com futre) jogávamos como com jesus. e isso é mérito dele e da sua equipa e obviamente de LFV...

    mas divago... o que queria dizer é que nos minhentos comentários que aqui estão existem muitos (teus inclusivamente :) ) a dizer que o Benfica este ano não vai ser campeão, que o jj fez mal a equipa, que isto e aquilo... até pode ser... mas meu caro, abril de 2013... eu acredito no título (apesar de muito difícil) e acredito que vou à holanda sem ser para fumar porros ou ver meninas... eu vou lá para ver o nosso Benfica ganhar uma prova europeia!!!!

    abraço e parabéns
    FR "ex-canalizador"

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking