O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

domingo, 1 de outubro de 2017

Talvez o prenúncio de um desastre, mas que não pode, E NÃO VAI acontecer

. 30 comentários
Se há argumento que definitivamente não aceito, é que os jogadores do Benfica se aburguesaram e que é por isso que enfrentamos um início de época tão difícil.

Não colho definitivamente o argumento, que até pode fazer sentido no papel mas que não faz sentido nenhum para quem tenha um mínimo de sensibilidade para estas coisas, quando se diz por exemplo, que ah e tal que o Benfica pode até não ter o melhor plantel da Liga mas tem de dar para vencer ao Boavista ou ao Basileia.

E não colho por uma razão: O futebol é muito mais do que a soma da qualidade dos jogadores de cada equipa. E há que entender o impacto brutal que o estado anímico tem numa equipa de futebol.

É preciso sensibilidade para entender o peso que esta responsabilidade de jogar no Benfica traz aos jogadores, o peso enorme da paixão de milhões de adeptos que carregam semana após semana nos seus ombros.

Querem-me fazer crer que o Rafa não tem jogado um centavo furado porque não corre? Que o Augusto não tem colocado em campo tudo aquilo que tem para dar? Que o Pizzi deixou de conseguir fazer um passe acertado porque se aburguesou? Que o Almeida não é o lateral que o Benfica precisa porque se acomodou? Ou que o Seferovic de repente desapareceu do jogo porque ao fim de três bons jogos achou que era o melhor do mundo?!

Claro que não! Acontece simplesmente que às vezes, até os jogadores sentem a impotência e são tão tolhidos pelo negativismo que sentem à sua volta, que deixam de ser capazes de jogar aquilo que sabem.

Somos melhores do que o Boavista ou do que o Marítimo ou que o Basileia? Claro que sim. Mas há esta coisa de se saber que somos o Benfica, e que todos os adeptos nos exigem – mesmo com todas as insuficiências que temos – de jogar sempre à Benfica.

E jogar à Benfica é ir para cima do adversário, tentar ganhar desde o primeiro minuto. A pressão de jogar no Benfica é perceber que os Benfiquistas nunca vão aceitar que uma equipa do Benfica reconheça as suas insuficiências e que jogue como pode jogar um Boavista ou Marítimo, confortável lá atrás à espera do erro do adversário, porque o tempo corre a seu favor e um 0-0 é um resultado que lhes serve muito bem.

O problema em alguns momentos não é o óbvio de sabermos que jogador por jogador somos melhores do que o Boavista e temos sempre a obrigação de ganhar. O problema é estarmos confortáveis na nossa pele, na nossa responsabilidade, na forma como nos apresentamos em campo, e sabermos que muitas vezes a equipa que ganha não é a que tem os melhores jogadores mas aquela que tem a estratégia que melhor se adequa aos jogadores que tem e ao momento que atravessam.

Há momentos em que as dificuldades aconselhariam que o Benfica adaptasse a estratégia a esse momento: Por exemplo, que em Basileia não assumisse logo a responsabilidade de vencer o jogo desde o primeiro minuto partindo logo para cima do adversário e expondo-se cá atrás.

Se o problema maior do Benfica neste momento é a defesa, é esse sector que tem de proteger. Mas ao Benfica não se aceita que se assuma as fragilidades. Não se aceita que o Benfica vá jogar a Basileia na retranca, sendo nós à espera do erro adversário.

E é essa responsabilidade que tantas vezes altera a lógica do jogo. Nós somos o Benfica, temos de ir a Basileia e partir para cima do adversário, porque se não for assim virão os assobios da bancada. Os adeptos não nos permitem jogar de outra maneira. E os treinadores adversários sabem que somos obrigados pela nossa grandeza a expor-nos e que essas são as fragilidades que eles irão explorar.

E é esta pressão de se jogar no Benfica que explica muitos desaires. Não é o aburguesamento, e muito menos dos jogadores.

Os jogadores percebem os momentos, percebem as insuficiências, percebem quando se lhes exige o que dificilmente serão capazes de dar e sabem quando não são eles os mais fortes.

Percebem já hoje, que esta noite só podem ganhar, ganhar ou ganhar, porque não ganhando, sendo ou não culpa deles, serão eles que serão brindados com um coro de assobios.  Serão eles que serão encostados à parede.

E é por isso que os jogadores são quase sempre quem menos culpo nestes momentos. Os jogadores, meus amigos, dão sempre tudo aquilo que têm e sabem... Às vezes sabem é pouco, e no Benfica este ano há vários que sabem muito pouco. Mas não é culpa deles se lá estão. Nem é culpa deles se às vezes são apenas mentalmente fracos.

O pior que pode acontecer é um jogador de um clube com a dimensão do Benfica sentir tantas vezes, que aqueles 90 minutos são o prenúncio de um desastre prestes a acontecer...

E esse é portanto o desafio desta noite, bem mais do que o saber-se que jogador por jogador somos melhores do que o Marítimo:

É o desafio de irmos buscar forças onde elas não existem, é transcender-nos, é perceber a importância do jogo mas haver um clique que nos possa libertar de alguns fantasmas e partir para uma grande exibição e uma grande vitória... Porque esta noite pode também ser a noite da reviravolta, pode parecer ser o prenúncio de um desastre, mas é um desastre que não pode E NÃO VAI acontecer.

Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

30 comentários

  1. José M. Capristano: "Eu entendo que a época até pode nem ter sido preparada da melhor forma, mas lembrem-se da conquista do inédito ‘tetra’ e a construção do atual complexo desportivo que o Benfica tem. Tenham memória e estejam agradecidos. Eu sei bem como são estas assembleias gerais em momentos mais críticos".

    Até LFV cair da cadeira nao vamos ter outro presidente. Este é o clima de chantagem e bullying psicologico que a estrutura e apoiantes fazem. Existe um fantasma que permite alterar os estatutos de forma completamente surreal, e que permite ao dono do clube fazer tudo o que quer.

    Bem sei que foi eleito democraticamente, mas odeio estar ou sentir-me refém desta campanha do medo, que agora chegou ao seu ponto mais alto, afinal nao temos só que ter medo de algum "menino" ou "aventureiro", como que ainda temos que estar agradecidos ao homem que usa o Benfica para ganhar vantagem nos seus negócios do betao, como foi o caso da inland ter sido escolhida para fazer a primeira parte do estádio do A.Madrid. Sabem quanto custou isso ao Benfica? Roberto 8M, Pizzi mais de 15M, Jimenez 22, e por ai fora.

    ResponderEliminar
  2. Finalmente, um post neste blog como deve ser.

    Jesualdo Ferreira

    ResponderEliminar
  3. RedMon o q se trata aqui nao è a pressao dos adeptos,è normal q queremos sempre ganhar e se possivel jogar bem,mas tambem sabemos que nem sempre podemos ganhar.. mas quando nao ganhamos e vimos que os jogadores deram tudo o q tinham para tentar ganhar o jogo, so temos q pensar que pronto eles queriam mas correu mal!
    Agora quando olhas para a equipa do benfica e nao vês atitude nenhuma,nao ves vontade nenhuma, ves jogadores a passearem o manto sagrado em campo, ves jogadores a desrespeitar quem lhes paga(filipe augusto) ves o capitao a ser o primeiro a fugir na derrota(luisao no bessa) ves esse mesmo capitao em capitao a fugir da bola em basileia! Ves uma equipa sem vontade nenhuma de jogar futebol! È claro que temos razoes para estar insatisfeitos, ainda para mais quem faltou ao trabalho para ir aooiar a basileia e gastou bastante dinheiro,chega la e vê o benfica a ser humilhado, ve os jogadores do benfica sem vontade nenhuma a estar là por estar!
    Rui Vitoria tem que dar um murro na mesa,tem que ganhar tomates e arrumar com as vacas sagradas que là andam, so prejudicam a equipa!

    ResponderEliminar
  4. Falar dos jogadores dessa forma não faz sentido.

    Então porque entram forte em todos os jogos?
    Não acredito que um jogador de futebol não queira ganhar. Por essa ordem de ideias os clubes grandes ganhavam todos os jogos e só podiam perder pontos com os de igual valia. Mas desde que futebol é futebol isso não acontece por todo o mundo.
    O problema maior é a falta de reforços.
    E a falta de capacidade física
    E agora o mais grave é que a moral está em baixo e a bola parece que queima.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não há também falta de capacidade por parte do treinador? a mim dá-me a sensação de que ele anda para ali sem ter a mínima ideia do que fazer ...

      Eliminar
    2. Ele pode ser bom/mau treinador, desde que tenha um bom plantel e qualidade individual fica sempre mais perto do sucesso. Ele tem mérito nos campeonatos que ganhou, mas existiu do aporting e porto igual demérito. Este é o ano em que RV enfrenta na teoria o melhor porto e sporting desde que chegou ao benfica. Verdade que ele tem falhas, nomeadamente nas substituições e discurso, mas mais culpado do que ele é a estrutura que lhe tirou os craques quase todos. Ele que se cuide que o LFV já disse que o treinador tem os jogadores que pediu, ou seja, já se está a tentar livrar das responsabilidades e no final que se culpe o treinador.

      Eliminar
    3. Conadana, meu lagartozeco, mas muito lagartozeco mesmo, o teu treinador de 8 milhões é que é o supra sumo dos anedotários nacionais. Só que não ganha nada e chula-vos até ao tutano.

      Eliminar
  5. Nem o Gustavo diria melhor.Nem a motivadora do Éder. Qualquer jogador que assine ou pense assinar contrato no SLB tem de saber de antemão que a exigência é total.Se apenas pensa nas patacas está tramado. Temos um treinador que joga à equipa pequena, e portanto 'pede' jogadores à equipa pequena.Mete-os a jogar à equipa pequena. Quando marcam um golo retrancam-se como equipa pequena. Com todo esse jajão só evidencias o óbvio, é necessário ter os melhores jogadores e jogadores identificados com o clube.Contratados e da formação, os negócios vêm depois.Vai lá dizer ao DSO.

    ResponderEliminar
  6. E esta pérola, RedMoon?
    "A última oferta que tive foi pelo Jiménez, de 25 milhões por 50 por cento do passe", disse LFV, informando depois que recusou a proposta, optando antes por vender Mitroglou.

    Gestão desportiva e financeira danosa!!! E depois querem apoio?
    Fizeram asneira em cima de asneira...
    Agora, 3.º no campeonato e 4.º na Champions
    Hoje a vitória NÃO VAI ACONTECER!! O máximo que podemos almejar é um EMPATE!!
    É a este estado que chegámos...

    PdC

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sei explicar mas se existe dia em que estou confiante ma vitória, esse dia é hoje. O Marítimo não vai ter vários jogadores e o grupo quer dar a resposta. Vamos jogar bonito e mandar no jogo, isso não acredito, mas acredito sim que hoje a bola vai cair para o nosso lado como tantas e tantas vezes caiu com RV o que me faz crer que até a pouco tempo para além de um plantel fantástico, o Benfica de RV era muitas vezes bafejado por lances felizes.

      Eliminar
  7. É preciso é ter coragem. É preciso é não amedrontar... Chega de lamentar da falta de reforços, dos que foram vendidos e fazem falta. Há que mexer na equipa com o que temos e... Ter coragem!!!

    Se um dos grandes problemas está na defesa e se o meio campo é um "livre acesso" em muitos dos jogos porque não reforçar esse meio campo?! Conciliadar o meio campo e por consequente tornar a defesa mais "sólida". Porque não jogar com mais um homem no meio campo? Porque não deixar de jogar com dois avançados e somente com o Raul na frente? Porque não colocar atrás do Raul um jogador criativo... Um médio?!
    Porque não?! Porque não é futebol moderno? Porque não é futebol de clube com raça? Porque ténis muitos avançados e porque há medo de sentar o Jonas?!
    O que importa é ser Penta, é calar todas essas almas que fazem do futebol em Portugal uma podridão tentando denegrir a imagem do Benfica...

    O que falta é coragem para revolucionar o 11 do Benfica...

    Varela
    Almeida - Luisao - R Dias - Grimaldo
    Pizzi - Fejsa - krovinovic
    Zivkovic - cervi
    Raul

    Varela de volta à baliza.. Antes um jovem jogador que erre mas q ao menos tente, do que um veterano já sem grande capacidade para se fazer a lances e que fica estático em outros tantos lances...

    Sobre a defesa, é o que há... Antes o jovem Ruben Dias ao lado do velho Luisao... Dois cotas juntos é que não..

    O em todo o terreno Fejsa como médio defensivo apoiado por dois médio centro... Pizzi e Krovinovic à frente... A ajudar nas tarefas defensivas mas, nomeadamente, um deles mais ofensivo no apoio ao avançado Raul.
    Zivkovic e Cervi.. Dois jovens extremos que tem estado na minha opinião muito bem...
    De referir que o esquema táctico poderia em certos momentos do jogo variar um pouco para confundir o adversário... Um extremo passar para as costas do avançado e o pizzi enconstar à direita...

    Enfim, só pequenas ideias de quem sonha com o inédito Penta!!!

    Avante, Benfica!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É preciso jogar com pelo menos um homem na área. O Raul esta em todo o lado menos na área

      Eliminar
    2. Colocava o Eliseu á direita. Pelo menos podia usar o seu pontapé de canhao

      Eliminar
  8. O treinador!, em 1º

    O presidente como principal responsável.

    Os jogadores jogam o que sabem, vê-se que dão tudo em campo.
    Porquê o teinador?
    Carrillo fez mais um jogo fabuloso no Watford. Talisca está a dar cartas. Cristante está em alta. Taarabt perdeu peso e joga 90 minutos. O watford com uma equipa ao nosso nível está a meio da tabela, o Benfica estaria a par do Crystal Palace. O problema do Benfica é que joga BOLA, com RV sempre jogou bola. Haja verdade. Antes do Renato era um horror, o ano passado apanhamos um SCP com problemas internos e um NES, levamos banhos de bola de equipas da nossa igualha - O PROBLEMA É O T.R.E.I.N.A.D.O.R!!! A ideia/filosofia de jogo ou a sua ausência, o Benfica é uma equipa organizada e pouco mais. O Benfica tem que ser um monstro de ataque. Ontem vi o City, a relação entre o City e os seus adversários é o mesmo que o Benfica e os seus adversários, o Benfica tem jogadores em que devia "esmagar a maioria dos seus oponentes em Portugal" (70 milhões de euros em vencimentos) - deve ser o equivalente aos vencimentos de todos os 9 clubes da parte de baixo da tabela, é inaceitável o que se passou em Chaves, Boavista Rio Ave e com o Portimonense, é realmente estúpida a prestação da equipa.
    Haja noção, o treinador e a ausência de contratações decentes mais o Mitro foi tudo ridículo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Moléculas agora com base no teu raciocínio ou fzlta dele; explica lá o desastroso inicio de campeonato do R. Madrid de Zidane e todos os craques que ele tem há disposição. Sim estamos a falar do Treinador da actual detentora da Liga dos campeões.

      Hipócrates

      Eliminar
    2. ESTOU-ME A C.A.G.A.R para o Real, o SCP, o Porto e o crl! O que se passa com o Real é muito claro, "só têm grandes jogadores", o processo deles são os jogadores, são todos muito bons. Quem tem Marcelo, Ramos, Varane, Pepe (o ano passado e anteriores), Kros, Modric, Ronaldo, Ascensio só pode ganhar, mas como não têm processo basta o abaixamento de forma de 2 ou 3 jogadores realmente nucleares que tremem, a intensidade defensiva deles no meio campo adversário e geralmente miserável.

      Eliminar
  9. Carlos Sousa1/10/17 12:16

    O Bruninho vai ganhar 10500 euros mensais na sad lagarta.

    Alguém sabe quanto é que ganha o LFV?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lê o R&C

      Vais ficar surpreendido

      José Pena

      Eliminar
    2. Mas tem mais 50% de prémios, cartão de crédito sem limite, automóvel de luxo com choffeur e a nova mulher ganha 7000 por mês. Além disso tem quem lhe pague outros "fringe benefits!

      Porque é que o José Fouto Galván apareceu a receber comissões da venda de 5 jogadores se nunca foi empresário de nenhum deles?
      Slimani, João Mário, Rúben Semedo, Cédric e Bruma.
      É verdade que ele é o "homem da mala" do presidente?
      É verdade que o casamento foi pago por empresas que são do José Fouto Galván?
      É verdade que os custos da casa de Bruno de Carvalho são pagos com dinheiro vindos das mesmas contas?
      É verdade que ele financiou a segunda campanha de Bruno de Carvalho?
      É verdade que a ex-mulher de Bruno de Carvalho recebe uma mesada de vários milhares de euros a partir de uma dessas contas?
      http://footballleaks.es/acuerdo-traspaso-bruma-sporting-ga…/


      Pois é lagartagem, têm muita com que se preocuparem! Sem dinheiro e a serem roubados todos os dias!

      Eliminar
  10. O que é que sugerem por aqui, em caso de derrota hoje, e uma possível vitória do fcp?
    Que medidas tomar?

    A) despedir Rui Vitoria
    B) Eleições antecipadas
    C) manter tudo igual e "acreditar, porra"
    D) "somos tetra, e há 3 anos também estivemos a 8 pontos à 9a jornada
    E) n/s , n/r ,

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O que sugeres se os dois coxos empatarem e o Benfica ganhar na Madeira, ficando a três e um ponto?

      Sugestão minha: desapareceres.

      Zé Pincel

      Eliminar
    2. 808 LFV LFV
      Estas de serviço ao domingo?

      Ze Trincha

      Eliminar
    3. Zé Pincel, não vamos colocar cenários que deixam deprimidos os pseudo benfiquistas e alguns dragartos que por aqui andam. Vamos ver quem mais chora hoje no final do jogo entre os dragartos, se o anão sem pescoço, se o beiços de burro.

      Italo

      Eliminar
    4. A ver o Benfica desde 19541/10/17 16:09

      Sergey, que tal fazeres essa pergunta aos redatores do Reco-Reco, do Maisfutebol, ou ao Pedro Sousa da TBI ou até aos bimbos da CMTV... provávelmente até te vão agradecer e pagar um café e uma bola de berlim !

      Eliminar
    5. Lagarto infiltrado, se o Benfica perder ou empatar, não acontece nada! Continua tudo na mesma, continuamos a acreditar na equipa técnica e nos jogadores. Muito simples como vês!

      Eliminar
  11. Alerta Vermelho1/10/17 12:59

    Esses 8 pontos era com um jogo em atraso, nunca foram de facto 8 pontos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Jogo esse em atraso em que empatámos com o União da Madeira lá a zero, tendo feito salvo erro um remate à baliza na segunda parte.

      No fim desse jogo não só tive a certeza que não íamos ser tricampeões, como tive também a certeza que no jogo seguinte em que o União recebia o Sport ia ser uma matança.

      Felizmente enganei-me e os lagartos perderam e passámos da depressão desse empate para a esperança em sermos tricampeões, e fomos mesmo.

      Eliminar
  12. Há que relevar o factor motivacional, quer de jogadores, quer da equipa técnica. Não incluo os adeptos, porque estes, seja lá em que contexto for, apresentam-se sempre motivados. Olhando para a equipa/plantel do Benfica, constatamos que muitos deles, já venceram tudo o que havia para vencer em Portugal. Manter os níveis motivacionais de quem já nada tem para ganhar em Portugal, é muito complicado. E não vale invocar a honra que é envergar a camisola do Benfica, nem os salários muito superiores ao que a esmagadora maioria das pessoas aufere. São tão homens como nós e também se questionam. Não sabemos quais as ambições que muitos teriam em sair este ano do Benfica. E depois, há outro aspecto muito importante e que justifica este sub rendimento, quer individual, quer da equipa : o Benfica não tem um futebol estabilizado. Não tem fio de jogo e por vezes até dá a impressão que desconhece como os adversários jogam, o que é grave e pressupõe muita coisa. Insistir sempre na esperança de que a qualidade individual de um ou outro jogador acabará por resolver os jogos, é perigoso e não é de modo nenhum receita certa e segura para o êxito. De qualquer modo, para esta crise, encontramos razões naquilo que vemos, faltando-nos conhecer as outras razões, aquelas que desconhecemos por não serem públicas nem visíveis. Oxalá me engane, mas este ano vai ser um ano penoso e de muita contagem de espingardas, sendo certo que a corda partirá sempre pelo elo mais fraco. Virar a página da crise, não significa darmos murros na mesa e afirmar alto e bom som que a sorte há de mudar. Exige tomada de consciência das limitações a todos os níveis (e elas são mais que muitas) e não atirar permanentemente areia para os olhos das pessoas.

    ResponderEliminar
  13. Bom post. Acredito que esta pressão se está a fazer sentir, sem dúvida.

    No entanto, quanto a mim, a razão principal é bem mais simples: o nosso treinador é muito fraquinho...como sempre foi, apesar de ter evoluído muito desde que chegou. A diferença este ano é que o plantel perdeu muito valor individual, do Fejsa para trás. E como tem sido, nos últimos dois anos, a qualidade individual excepcional a compensar as limitações do treinador, este ano não havendo tanta diferença nas individualidades, vêm mais ao de cima as limitações dos nossos processos colectivos, que por sua vez traduzem as limitações do nosso treinador no trabalho de campo...

    Gostei muito de ouvir o Rui Malheiro no último 'Grande Área'...será por acaso que o discurso do Mister Fezadas nunca passa grande coisa dos 'lugares comuns que parecem saídos de um manual de auto-ajuda'? Que nunca incluem o futebol propriamente dito? Será aceitável que um treinador do Benfica, depois de uma humilhação histórica por uma equipa da terceira ou quarta divisão europeia, se limite a dizer que é preciso trabalhar e que há dias que correm mal??? Pois há, Mister Fezadas, o que não há é dias que correm bem - vá lá saber-se porquê...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Rui Malheiro, o lagartão? Ui este gosta de lagartos a comentar jogos do Benfica. Gostas de dormir com o inimigo? Já do nosso treinador não gostas. Deves ser daqueles que emprenham pelos ouvidos. Eu não dou confiança a lagartos. Não gosto de os ouvir, porque dizem sempre a mesma coisa quando falam do Benfica.

      Eliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking