O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

terça-feira, 10 de outubro de 2017

Futebol como o Titanic: Naufrágios no futebol só se assumem quando o barco já foi ao fundo

. 48 comentários
Começar por dizer que obviamente não me revejo nas posições daqueles que defendem uma substituição de Rui Vitória nesta altura. Por duas razões:

1. A primeira, porque obviamente despedir Rui Vitória nesta altura será assumir que o projeto falhou. E para bom entendedor, este projeto é de LFV, não é de RV. Obviamente, não vai acontecer.

2. A segunda, e no contexto do meu último texto, “Quando não ganhar será um pequeníssimo passo do Benfica ao esquecimento é dizer que não será por Rui Vitória que um Benfica vulgar ganhará, mas também não será por ele que um grande Benfica perderá. Em suma, tomara eu que o maior problema do Benfica nesta altura fosse o seu treinador. Infelizmente não é, e não creio que com a matéria disponível e com um Presidente que sem perceber um amendoim de bola acha que percebe muito da poda e que pode gerir a pasta, haja assim tantos treinadores capazes de fazer muitíssimo melhor.

Nesse sentido, também defendi no meu penúltimo texto: “Mudar sim, mas primeiro era preciso dar aos jogadores a oportunidade de lavar a cara”, que Rui Vitória esteve muitíssimo bem ao manter no jogo do Funchal a equipa de Basileia. Num contexto de gestão de balneário, Rui Vitória fez o que tinha de fazer, até porque o mercado está fechado e é com estes jogadores que mal ou bem vai ter de ir pelo menos até Janeiro.

Matar quatro ou cinco jogadores depois de uma derrota de 5-0 (especialmente quando se trata de esteios da equipa) seria muitíssimo arriscado da parte de Rui Vitória, para mais sendo Rui Vitória um desses treinadores que tem como linha orientadora do seu trabalho as relações de solidariedade e o espirito de equipa.

E mais, tal como despedir Rui Vitória neste momento seria LFV ter de assumir o seu erro, trocar quatro ou cinco jogadores (e quiçá o sistema de jogo) depois de Basileia seria RV ter de assumir os seus. Como sabemos, o futebol é como o Titanic, e para se assumirem naufrágios no futebol é preciso o barco já ter ido ao fundo.

MAS...

Existe um outro lado da moeda para esta argumentação, que vou tentar explorar agora, e peço desculpa se para o fazer vou trazer à baila Jorge Jesus. E trago Jorge Jesus, não por qualquer luto ainda a cumprir, mas porque neste caso, para o bem e para o mal, é a antítese de Rui Vitória e preciso desta antítese para desenvolver a ideia que pretendo.

Há treinadores, como Jorge Jesus, que se estão literalmente a c*?ar para o moral daqueles que teriam de ir para o banco a seguir à humilhação de Basileia. Jorge Jesus está-se marimbando para os melindres dos jogadores na hora de defender O QUE ELE ACHA ser melhor para a equipa, e acredita que o seu modelo de jogo tem mais peso na performance da equipa do que o facto do intérprete ser A ou B. Se ele acha que o melhor é trocar sete, ele troca sete, sem estar cá a pensar se daqui a duas semanas volta a precisar desses sete e eles entram em campo amuados.

Rui Vitória é o oposto. Terá certamente um modelo de jogo mas se calhar não tão vincado. Rui Vitória acredita muito mais que os jogos se ganham pelo querer dos jogadores, pela sua abnegação, pelo querer ganhar (e correr) mais do que os outros. E para tal é fundamental ter um balneário do seu lado e disposto a morrer por si.

Rui Vitória é um treinador de consensos. Jorge Jesus é um treinador de rutura.

Agora, há um modelo melhor que o outro? Não necessariamente. Se eu entendo o modelo de Rui Vitória e a importância dos jogadores nesse modelo, também admiro alguém que acredita de tal forma no seu sistema de jogo que dificilmente alguma vez será refém dos caprichos de qualquer jogador.

Idealmente, se calhar, o treinador ideal seria o melhor dos dois: a psicologia de balneário de Rui Vitória aleada ao conhecimento tático e técnico de Jorge Jesus.

Isto para dizer o quê? Estamos numa fase em que até aqueles que sempre defenderam Rui Vitória já lhe apontam erros, nomeadamente e com frequência, os erros da queda de Varela e de Rúben Dias da equipa titular.

Vamos lá então escalpelizar estes “erros”, e como é que se avalia os “casos” Varela e Rùben dias, na ótica de cada um destes treinadores.

Na de Jorge Jesus é fácil: Se a titularidade de Varela nunca foi fruto de uma aposta convicta sua mas apenas fruto das circunstâncias de um Júlio César lesionado e de um André Moreira que abandonou o Seixal contra a sua vontade, na hora em que Júlio César recupera, Varela sai da equipa sem qualquer remorso. Não há cá isso de prejudicar a equipa para manter A ou B feliz.

E Rúben Dias? Bem, aqui acredito que se Jorge Jesus acreditasse que Rúben Dias era o melhor central da equipa, este se manteria na equipa independentemente de deixar Jardel ou Lisandro chateado. Para Jorge Jesus, esse tipo de melindres não existe.

E para Rui Vitória? Bem, para Rui Vitória a gestão é diferente porque Rui Vitória não se pode dar ao luxo de ter um balneário contra si. Rui Vitória pondera cada decisão que toma e mede o impacto que esta tem fora mas especialmente dentro do grupo. Repare-se, a titularidade de Ruben Dias já implicou as notícias recentes de que Lisandro está insatisfeito no Benfica!

Surpreendidos? Eu não. Basicamente Rui Vitória já assumiu através das suas decisões que Lisandro deixou de contar, e isso já é dor suficiente para ele suportar e que cria sempre alguns atritos, porque mexe com as expetativas dos jogadores.  MAS...

Uma coisa é Rui Vitória sobreviver com esse pequeno atrito no balneário de um Lisandro que já era suplente da equipa. Outra coisa bem diferente é assumir um atrito bem maior com Jardel (um dos capitães) numa altura em que Rúben Dias não fez mais do que dois ou três jogos.

Uma coisa é manter Lindelof ou Ederson na equipa o ano passado depois de vários jogos a titular (fruto das prolongadas lesões de Júlio César e Jardel), e depois dos substitutos já terem convencido os adeptos e a imprensa da sua valia. Aqui, risk free para o treinador.

Outra bem diferente é queimar Jardel JÁ quando Ruben Dias ainda é uma incógnita. E é aqui que um treinador do perfil de Rui Vitória prefere segurar o balneário mesmo que Ruben Dias até possa estar melhor, talvez perder Lisandro mas não correr o risco de perder Jardel JÁ, porque perder Jardel já poderia ser suicida se a ainda incógnita Rúben Dias falhasse num próximo jogo.

E Varela? Bem, aqui convém antes de tudo ver-se as coisas como elas são e não uma realidade que não existe. Aqui é uma questão de perceber desde logo que Varela foi um erro de casting e NUNCA será o titular do Benfica de forma duradoura.

Um treinador, até mesmo um com o perfil de Rui Vitória, pode escolher ir a algumas lutas mas não pode ir a todas. E definitivamente, não se pode ser masoquista! Aqui não se trata de queimar Varela depois de um erro. Trata-se de até mesmo Rui Vitória ter percebido desde logo que não valia a pena defender o erro se, com ou sem erro, Varela nunca esteve na linha para ser o futuro do Benfica.
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

48 comentários

  1. Boas,

    O que digo é que Rui Vitória está a dar sequência de apostar em jovens do Seixal e em pouco mais de dois meses, Varela poderá ou não ser uma opção de futuro mas não para titular e que Ruben Dias será seguramente um titular indiscutível a médio prazo e quem sabe anda esta época, algo que considero muito positivo pois não será fácil entrar no onze de caras para qualquer jogador que venha atualmente do Seixal e isto é para mim o mais importante.

    Vi algures que João Carvalho terá a sua oportunidade de jogar a titular, parece-me bem e quem sabe o mesmo se aplique a Diogo Gonçalves, há trabalho que no meu entender não é valorizado a RV, mas com o tempo veremos.

    Abraço

    targarien

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um texto com muita esperança e fé no futuro.

      E um texto com fé no futuro tem sempre a vantagem de não poder ser rebatido :)

      Eliminar
    2. Esperança, fé...

      Devem andar saudosos da capela no estádio da luz...dos saudosos anos 90.

      Verde é a cor da esperança e no futebol nacional, sinal de derrota

      José Pena

      Eliminar
    3. Acredito que sim, ainda assim gostaria de dizer que o SLB tirou o que pretendia de JJ ao qual temos que ficar agradecidos tal como o contrario, mas a realidade é que atualmente....não conta.

      Pela minha leitura, acho que o SLB está a tirar de RV o que esperava e não esperava e isso é atualmente o mais importante.

      Digamos, de forma muito resumida, que a um se pediu para ser campeão e este apresentou as suas condições, outro foram-lhe pedidos outros objetivos que estão igualmente a resultar.

      targarien

      Eliminar
    4. @ targarien

      Parem lá com essa estória de o RV lançar jovens da formação. Isso é uma treta do tamanho do mundo!

      Já tive oportunidade de expressar isto noutros comentários: o RV não lançou nenhum jovem jogador a não ser quando teve necessidade de o fazer por não ter mais opções no plantel devido a lesões do habituais titulares (o habitual núcleo duro do balneário). E, mesmo assim, apenas manteve a aposta no jovem, quando o jogador que se lesionou teve lesão de média longa duração - o que fez com que o jovem lançado, tivesse tempo de se afirmar no 11. Não houve um jovem lançado em que se tivesse sentado um habitual titular disponível por opção - NEM UM!

      Eliminar
    5. A verdade é que, na minha opinião, o Seixal não tem neste momento valores para integrar na equipa principal. Estou a ver a exibição da selecção sub 21 em que os jogadores MADE in Seixal abundam e não vejo qualidade nenhuma, falta de intensidade, falta de objectividade, falta de cultura de jogo colectivo.... Acho que se esta a trabalhar mal no Seixal. É tempo de ver que o rei vai nu e fazer uma analise objectiva á performance das equipas de treinadores e técnicos do Seixal a começar pelo scouting que me parece não ter descoberto em Portugal verdadeiros talentos para depois os potenciarem.

      Eliminar
  2. BOCOIO SLB10/10/17 11:02

    Essa de RV ser de consensos e JJ de rutura na gestão da equipa...ou seja, JJ marimba-se para os amuos dos jogadores, quer é o melhor para a equipa segundo as suas ideias...Bom, como anda a sua memória RedMoon? Pergunto, quantos jogos, campeonatos, perdemos por JJ por os seus interesses - por exemplo jogadores escolhidos por ele - acima dos interesses do SLB? Lembra-se de Roberto? Quer mais exemplos? Posso estar aqui mais dez minutos a escrever...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bocoio não percebeste nada do que o redmoon aqui colocou mas atacas com uma versão resumida daquilo que ele disse lol ...

      JJ tem coisas boas e péssimas não tem meio termo, no aspeto técnico e tático JJ e dos que se melhor preparam os jogos e dos que melhor se adapta ao ganhar o problema dele é gestão de egos, como o dele é enorme e como ele diz sem papas na língua que ele sabe que ele vê que ele jä espera...logo falha quando algo foge ao seu controlo e aí descamba e exemplos disso são vários e só assim por alto os 5-0 do porto...
      Já o Vitória gere bem os egos e prepara bem a equipa mas torna-se demasiado flexível aos jogadores evitando as vezes confrontar uma situação menos boa para manter os sorrisos no balneário...isso pode ser prejudicial, porque por exemplo ele sente que Pizzi e zivkovic não estão a render mas vai lhes dando minutos para evitar que estes amuem pois sabe que isso pode levar a rebelião do balneário e não tento tanta argúcia tática ou capacidade de dar murro na mesa acaba por se deixar minar tens o exemplo disso na última época em que esteve em Guimarães em que a equipa andou até meio da época a roçar o 10o lugar porque havia problemas internos.

      No entanto a médio longo prazo JJ acaba sempre por perder um pouco a mão na equipa o que leva a períodos de semi crise internas em que certos jogadores deixam de render, já o Vitória a médio longo prazo costuma começar a ganhar o carinho do balneário e os jogadores começam mesmo a correr o triplo do que faziam porque sentem necessidade de fazer por merecer aposta do treinador pois este sempre lutou por eles mesmo quando eles nada faziam em campo...

      A ver vamos esta época mm as acredito que tudo irá começar ou acabar com primeiro jogo contra um dos outros candidatos....se houver chama na equipa e nesse jogo que se verá as labaredas ou que se verá que está extinta...

      Eliminar
    2. "JJ marimba-se para os amuos dos jogadores"

      Não disse que era bom nem que era mau". É um facto.

      "Pergunto, quantos jogos, campeonatos, perdemos por JJ por os seus interesses - por exemplo jogadores escolhidos por ele - acima dos interesses do SLB? Lembra-se de Roberto?"

      Argumento completamente fora do contexto deste texto, ao qual respondo só por ser descabido. JJ por os seus interesses acima dos da equipa? Mas os interesses dele não são o bem da equipa?! Podes estar a falar sim, de o que ele acha ser o melhor ser uma aposta errada. Isso sim, acontece.

      Só que o propósito do texto não é justificar as apostas nos Robertos. Foi dizer que dentro do modelo de cada um, se o JJ achar que o Roberto é melhor (mesmo que não seja) é o Roberto que joga.

      Já o RV, dentro de um contexto de até PODER achar (também pode não achar) que o Ruben Dias está melhor do que o JArdel, se calhar continua a ser o Jardel a jogar até o JArdel se lesionar por tres meses, e então sim colocar o Ruben Dias sem levantar ondas.

      Eliminar
    3. O Benfica perdeu 3 campeonatos com JJ. Todos por culpa dele.

      O Benfica perdeu 2 Ligas Europa. Uma por culpa de JJ

      O Benfica perdeu 1 taça de Portugal por culpa do JJ (RUI VITÓRIA ERA O TREINADOR VENCEDOR) e só lamento o Cardozo não ter dado umas murraças naquela caveira de merda

      O BEnfica não ganhou uma única Supertaca. Por culpa do JJ

      Tudo isto em apenas 6 anos

      Chega ouvqueres mais. Se queres mais derrotas, segue o caminho do JJ

      Jose Pena

      Eliminar
    4. Os interesses de JJ muitas da vezes não coincidem nem são compatíveis com os superiores interesses do clube que representa e da equipa que dirige. É verdade que JJ TUDO FAZ PARA GANHAR; mas quando eu falo em ganhar, não estou a referir-me a vencer desportivamente, mas sim no SENTIDO AMPLO do que é GANHAR para ele; e GANHAR PARA JJ, muitas das vezes PASSA POR PERDER, desde que encaixe uns milhões na compra de determinado jogador representado por um empresário amigo, que coloque a jogar determinado jogador para demonstrar que ele é que sabe, ele é que estava certo quando exigiu a sua compra por milhões, mesmo criando dificuldades desportivas, de tesouraria, económicas e financeiras ao clube que representa; vide exemplo do que aconteceu nestas duas últimas épocas no meu clube, em que se gastou como nunca no reforço da equipa, comprou-se uma TIR de jogadores por muitos milhões, o maior investimento nestas últimas décadas e a cada final de época o que se vê?
      RESULTADOS DESPORTIVOS, BOLA; sim porque a Supertaça ganha ao vosso clube foi fruto do excelente trabalho deixado por MARCO SILVA; aumento de PASSIVO acima dos 100 MILHÕES em duas épocas e dos jogadores comprados só um ou outro permanecem no plantel. Em conclusão, nada que ele não tivesse feito no vosso clube.

      João Gaio

      Eliminar
    5. Ó red...
      "JJ por os seus interesses acima dos da equipa? Mas os interesses dele não são o bem da equipa?! Podes estar a falar sim, de o que ele acha ser o melhor ser uma aposta errada. Isso sim, acontece." E o mesmo não pode ser dito de rv?
      Tu dás esse exemplo de o jj meter o Roberto porque acha que é melhor... O rv também faz isso por exemplo com o cervi e salvio, em lugar do adorado dos adeptos zivkovic e dos caros rafa, carrillo..

      Eliminar
  3. Red,

    O título do post não joga com o primeiro parágrafo. Estás a assumir que também és fã de deixar o barco ir ao fundo??

    Algumas ideias:

    Ponto 1: assumir que o projecto falhou obviamente não vai acontecer. Só assumem os erros os homens de carácter. vieira não faz o mínimo de ideia do que seja isso e pretende prepetuar-se no poder como o seu amigo do norte. Sabe que quando deixar a presidência será preso. Portanto, é seguir presidente.

    Ponto 2: achas que não há gente que possa fazer melhor? Olha, durante o reinado de JJ, vieira não percebia igualmente de futebol e o Benfica não deixou de ganhar. Parece-me incongruente a tua afirmação. Obviamente que o Benfica tem actualmente dois grandes problemas: vieira, um indivíduo sem carácter e mentiroso e o treinador banana, um incompetente que conseguiu destruir uma grande equipa de futebol.

    Quanto ao que dizes sobre JJ, estou em claro acordo: escolhe sempre o que acha que é melhor. Está-se marimbando se os jogadores amuam ou não, é ele quem manda e é ele quem escolhe.

    rui vitoria tem um modelo de jogo? Deixa-me rir, pá!

    Quanto ao resto, é mais do mesmo: o engodo do seixal e os messis que jamais vão passar de nelsons oliveiras. É preciso desmascarar a tanga do seixal de uma vez por todas e o futuro vai confirmar isso, por mais que doa à propaganda: enquanto o Benfica for treinado por um frouxo, nenhum destes putos despontará porque jamais terão oportunidades, salvo se alguém se lesionar (ver Renato, Lindelof, etc.).

    Protelar a estadia de rui vitoria (e vieira) no Benfica é um erro que se vai pagar muito caro. O presente já o está a confirmar, é olhar para casa dos rivais...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já ninguém liga ao que escreves Sapo

      O que tu queres sei eu....

      Jose Pena

      Eliminar
    2. "O título do post não joga com o primeiro parágrafo. Estás a assumir que também és fã de deixar o barco ir ao fundo??"

      Eu não sou fã de deixar o barco ir ao fundo. Mas sendo o problema ao nível da estratégia, a não ser que vás buscar um treinador com MUITO, MUITO PULSO para remar contra a estratégia, trocar de treinador não vai resolver nada.


      " Olha, durante o reinado de JJ, vieira não percebia igualmente de futebol e o Benfica não deixou de ganhar."

      De acordo, e tu conheces a minha opinião em relação a isso. Mas enquadra-se na ideia do parágrafo acima. LFV não quer teimosos desses que para ganharem tenham de remar contra a estratégia. E como não quer desses, e o que ele quer é Yes Men, vai trocar de treinador para quê?


      O problema está acima. Quando resolverem o problema acima, então sim troquem de treinador

      Eliminar
    3. E ao terceiro ano sem JJ ainda vêm fazer comparações, a sério?!

      Vocês ainda são piores que os "comentadeiros" desportivos.

      Continuam a ajudar na "retoma" do Benfica.

      Enfim...

      A. Lopes

      Eliminar
  4. Continua-se a fazer comparações entre um charlatão que só ganhou no Benfica e o Rui Vitória.

    Em dois anos consecutivos Rui Vitória mostrou que é capaz de dar a volta por cima nos piores momentos. Quando se tem o apoio dos Benfiquistas

    Quando os Benfiquustas decidem crucificar um treinador por um capricho pessoal e ódio ao atual presidente, pouco há a fazer senão ignorar e trabalhar

    No fim terão a resposta.

    E se Rui Vitória ganhar o campeonato????

    Que dirão os Benfiquistas que o criticam???

    Jose Pena

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem mais. Se o Benfica voltar a ganhar como a maioria dos Benfiquistas querem, estes poucos de Benfiquistas que acham que nada é bem feito; fazem o que sempre têm feito nestes últimos 4 anos; vão até ao Marquês festejar como tivessem remado para o mesmo lado que a grande maioria dos Benfiquistas e logo no dia seguinte, vêm até cá criticar tudo e todos como sempre e a exigir o HEXA já que desde há quatro épocas não podem pegar pelos resultados económico-financeiros. Que era onde eles pegavam quando não se ganhava tanto como agora.

      Tiago Sousa

      Eliminar
    2. Que foi sorte, que tivemos as melhores pérolas, e que os adversários foram muito maus, e que o Porto falhou nos momentos decisivos

      Eliminar
    3. "E se Rui Vitória ganhar o campeonato????"

      As opiniões vão mudando meu caro. E se Rui Vitória for capaz de inventar soluções e chegar no fim em primeiro terá dado um passo enorme para me convencer definitivamente quanto à sua categoria.


      Mas posso fazer a mesma pergunta? E se Rui Vitória acabar em terceiro? O que vais dizer tu?

      Eliminar
    4. @ Paulo Duarte
      É que foi exatamente isso. Quando é que se vai perceber que, no desporto (assim como em tantas, mas TANTAS, outras áreas), a sorte é tão ou mais importante do que o mérito.
      E, os últimos 2 campeonatos, foram uma sorte do tamanho do mundo!
      E, sejamos honestos, se eventualmente o Benfica, esta época, conseguir ser penta, só poderá ser graças a demérito de Porto e Sporting.

      Eliminar
    5. Redmoon...a pergunta que fazes é colocada aqui diariamente dezenas de vezes. Tudo posto em causa.

      a resposta à tua pergunta encontra-la também nas dezenas de posts e comentários. Alguns deles por um tipo emigrado lá para os lados de sua majestade

      Quanto à mudança de opinião...Já percebi que o fazes numa base semanal ou mesmo até bi-semanal.

      Para ti. Benfica ganha Rui Vitória é bom. Benfica perde Rui Vitória é uma merda.

      Esse é o teu benfiquismo

      Somos muito diferentes.

      José Pena

      Eliminar
    6. Mesquita

      Para ti, alguns Benfiquistas, para Porcos e Sapos, o Benfica só ganha com sorte.

      Tem sido assim em 36 campeonatos, em 25 taças de Portugal, foi com sorte que fomos bicampeões e também com sorte que ao fim de mais de 110 anos nos tornámos no maior clube português

      Para ti e tantos outros até deveríamos mudar o nome para Sorte Lisboa e Benfica

      Mas no fim, será sempre Benfica e acabaremos sempre por vencer e festejar.

      Tu e outros continuarão com a lenga-lenga da sorte

      Boa sorte para vocês também

      José Pena

      Eliminar
    7. @José Pena,

      Leste quando eu escrevi "os últimos 2 campeonatos"?!?
      Vencer não é sinónimo apenas de mérito, assim como perder não é só sinónimo de demérito.

      És capaz de afirmar que o Porto, no final da época passada, não desperdiçou n oportunidades de nos ultrapassar?
      És capaz de afirmar que, há 2 épocas, no último terço do campeonato, não vencemos n jogos "à rasca", por um golo "quase caído do céu", incluíndo o jogo em Alvalade.

      E não é só quando ganhamos que há sorte: a final da Liga da Europa contra o Chelsea, foi vencida por eles por mera sorte. Essa parte já és capaz de admitir?! Ou também só houve mérito do Chelsea nesse jogo?!

      Eliminar
    8. Mesquita

      o que dizes é tudo verdade

      Apenas não concordo em sorte ou azar

      Senão, os desperdícios do Porto foram azar...e os desperdícios do Benfica também são azar

      E por aí fora

      Viva o Benfica

      José Pena

      Eliminar
  5. Digamos que, não discordo deste artigo.No entanto, penso que RV dificilmente aguenta um balneário se cortar a direito e sentar algumas vacas sagradas. Não é com este treinador que a depuração vai acontecer, e, se acontecer , será para a próxima época e não ainda nesta. Acho este ano perdido desportivamente, não há hipótese com este treinador arriscar o que quer que seja. Os novos vão esperar sentados.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Antes de mais é bom relembrar-te que tens do outro lado da 2 ª circular um dos treinadores que mais falha nos momentos decisivos vide o seu historial enquanto treinador do Benfica e agora do Sporting. Quanto ao clube do Dr Povix é bom também relembrar os resultados obtidos por Sérgio Conceição defronte Rui Vitória e o que um e outro conseguiu como treinadores de outras equipas com menos meios e aspirações e Rui Vitória mais uma vez sai a ganhar. Em conclusão em termos de qualidade de uns e de outros estamos por agora falados.
      Quanto dizes que não há hipótese de Rui Vitória não arriscar o que quer que seja; estás a esquecer-te que quem lançou em dois anos jogadores como Ederso, N. Semedo, Lindlof, Renato ou G. Guedes foi precisamente Rui Vitória.

      Memorex

      Eliminar
    2. Sempre detestei JJ. Nada tenho que ver com Sérgio Conceição. Aliás, detesto os dois. Portanto não percebo essa dos dois treinadores referidos.

      Quanto a Rui Vitória, penso que não é treinador para o MEU CLUBE,PONTO. O que ganhou foi por demérito dos adversários directos. É duro dizer isto? É,até para mim!

      Eliminar
  6. Não se deve matar jogadores por uma goleada, mas também não se deve premiar jogadores que há muito já deviam ter saído da equipa. Não é fácil mexer com os meninos bonitos do balneário, mas um treinador é que decide o que é melhor para a equipa, deve ter um pulso forte e dizer: Chega!!! Já chega de ver o Luisão a arrastar-se pelo campo, juntar um Jardel e Luisão no mesmo onze é errar porque se quer, ou melhor, por não querer ferir os sentimentos de 2 jogadores mais antigos do plantel. Já que se fala em Titanic. O Luisão pode ser considerado o icebergue, já que parece existir uma obrigação de ele jogar sempre, era necessário ter alguém para tapar os buracos para a água não entrar,o que não existe, Jardel é apenas mais um pedaço de gelo afundar o navio. O RV tem que decidir, continua tudo igual e vai ao fundo, ou muda e ainda vai a tempo de se salvar. A possibilidade de erro do Rúben Dias não pode servir como desculpa para a titularidade de Jardel. O RD vai errar, claro que sim, mas só é possível aprender com os erros a jogar, fez 3 jogos razoáveis e no final, não serve para a Champions. Dizer que: Bruno Varela hoje não é aposta do treinador porque afinal não serve. Se não serve não devia ter voltado, é mais uma prova da incompetência que foi a preparação da nova época e, nisso o treinador tem toda a responsabilidade.

    ResponderEliminar
  7. benfiquista de gaia10/10/17 12:22

    dizer que varela nao e aposta no futuro??' ja o julio cesar e aposta no futuro....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi isso que depreendeste do post?!

      Percebes a diferença entre correr riscos no presente mas saber que tens ali um gajo para o futuro, ou entre correr riscos no presente (porque sabes que ele ainda não está preparado), mas saberes de antemão que é uma aposta que não vale em nada?

      Se não há futuro a escolha é simples: Por na baliza aquele em quem se confia mais no dia de hoje.

      Eliminar
    2. benfiquista de gaia10/10/17 16:55

      CONFIAR ??? em julio cesar....os dois ultimos jogos que ele fez sofreu 9 golos.....MEU DEUS ..

      Eliminar
  8. Redmoon
    Continuamos, dia após dia, post após post a meter mais lenha em cima de Rui Vitória.
    Mesmo que para isso tenhamos que voltar a um assunto que para mim ficou fechado há mais de dois anos – o assunto JJ.
    Para alguns benfiquistas, obviamente não ficou fechado e por isso se volta constantemente às comparações JJ vs RV.
    Por isso não vou por aí.
    O que importa agora é RV e a equipa que pode ou não voltar a ser campeã.
    Equipa que é composta por:
    - Presidente
    - Restante Direção
    - Equipa técnica (onde se inclui preparador físico)
    - Equipa médica
    - Jogadores
    A época 2017/2018 começou bem com a conquista da Super Taça.
    Depois disso, descarrilamos e os resultados têm sido negativos.
    No campeonato estamos a 5 pontos do 1º lugar.
    Na CL dificilmente passaremos do 3º lugar.
    As taças em Portugal, estamos na corrida.
    O principal problema nem são os 5 pontos de atraso, nem a participação na CL (se bem que os 5-0 de Basileia sejam inesquecíveis). O principal problema é não vermos a equipa com capacidade de reação às derrotas e empates.
    O nosso ponto forte nas duas últimas épocas, a raça, o jogar o que sabíamos, sempre em esforço e em bloco para ganhar, parece que foi perdido. Isso sim é que me preocupa.
    E é a isso que a equipa, com a composição que eu identifiquei em cima, tem que reagir.
    O que está a correr mal? O que pode ser feito diferente? Quem tem que mudar?
    Face ao historial dos 2 últimos anos, eu acredito que podemos dar a volta. O mês de Novembro vai ser decisivo.
    Aquilo que eu conheço do RV (não só do Benfica) é que ele é de facto um lutador e que cumpriu sempre com os objetivos que lhe foram propostos.
    Veja-se no Benfica, ele conseguiu ser campeão duas vezes seguidas, mesmo com a mudança do paradigma de investimento no futebol.
    Para mim tem crédito.
    Farei as contas no final, ou seja, até que tenhamos hipóteses de ser campeão.

    Tenho fé, e agora já é o coração a falar, que no natal, já estaremos na frente.
    Juntos
    Rumo ao Penta

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aqui não se põe lenha em cima de ninguém. Quem está aqui a discordar, quando Domingo for ao estádio lá estará a apoiar do princípio ao fim.

      Confesso que essa é uma preocupação que não existe em mim. Nem acredito que os jogadores ou treinadores tenham acesso a estas merdas.

      Escrevo aqui aquilo que diria numa esplanada com amigos.

      Eliminar
  9. Não consegui ler a partir da parte em que escreves que o presidente que apenas deu um inédito tetra ao clube e ganhou 12 das últimas 16 provas não percebe um amendoim de bola. Até pode perceber menos que um amendoim, mas as decisões que tomou levaram o clube a conquistas históricas. A partir daqui qualquer argumento está ferido de legitimidade.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E quando esteve 10 anos sem ganhar um amendoim? Aí já não percebia?

      Recuso me a participar em debates em que a argumentação é: Se ganha é bom se perde é mau.

      Eliminar
    2. http://prntscr.com/gv5vpp

      estes é que são bons, pena só ganharem a taça Rui SAntos

      Eliminar
  10. Começas por dizer que não concordas mas apresentas 2 argumentos que não explicam o porquê de não concordar mas o porquê de achares que não vai acontecer. São coisas diferentes. Sendo que ambos expremidos... A culpa é do lfv. Relativamente ao 1o continuo a aguardar a fundamentação de quem acha que um projecto que resulta em 4 títulos e lucros é um projecto falhado!

    Depois... Analisas as opções de rv por uma perspectiva extremista de que rv so escolhe a "malta" e não por competência! Dás 2 exemplos... Varela... Saiu quando em campo deu motivos para sair. Com o jj andamos a levar com o Roberto o ano todo para ele tentar provar que estava certo! Quanto ao Rúben... Os mim merecia ser titular mas insistir em criticar rv por falta de aposta quando o que não falta são exemplos em contrário... Ederson (que referes) na época passada começou a alternar com jc e assumiu definitivamente após erros de jc, grimaldo de cada vez que recupera entra direto no 11, Renato foi ganhando espaço em campo até se fixar definitivamente no 11... Ou seja, com todas as diferenças de análise entre adeptos não é verdade que RV não aposta em quem anda mais competente. os jogadores têm é de provar em campo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quanto ao primeiro ponto é assim, Nuno.

      Isto não é um sprint... É uma maratona de textos ao longo dos anos.

      E não vou estar a repetir-me texto após texto das razões pelas quais para mim, LFV não perceve um amendoim de bola. Já escrevi isso. Já fundamentei.

      Podes discordar da minha fundamentação e estás no teu direito. O projeto que resulta em 4 títulos tem muito de um GAJO que não servia e que remava constantemente contra aquilo que lhe queriam impor. Foi isso que se quis destruir, MESMO APESAR DOS TÍTULOS. Essa merda que deu 4 títulos teve de ser destruida porque era um cancro segundo muitos. Já te esqueceste?! E por aqui me fico, porque já desenvolvi essa ideia dezenas de vezes.


      Quanto ao Varela... Fundamentalismos comigo não.

      Escrevi acima: "Já o RV, dentro de um contexto de até PODER achar (também pode não achar) que o Ruben Dias está melhor do que o JArdel, se calhar continua a ser o Jardel a jogar até o JArdel se lesionar por tres meses, e então sim colocar o Ruben Dias sem levantar ondas."

      Por isso, eu admito que ele possa NÃO achar o que eu às vezes eu possa pensar que ele acha.

      Eu não estou na cabeça de ninguém. Analiso baseado no que vejo e no que a minha sensibilidade me diz.

      Eliminar
    2. Redmoon. Mas és tu quem muda de opinião. Está escrito em cima por ti. Decide-te. Se rui Vitória ganhar tudo deve sair???? Ou mudas de opinião???

      José Pena

      Eliminar
    3. Já desenvolveste essa ideia dezenas de vezes (não me refiro a da competência futebolística de lfv mas da política desportiva do Benfica).. Eu discordo e continuo a discordar... Ainda não li um argumento que me fizesse pensar: ah e tal se calhar até faz sentido. É sempre wishfull thinking teu acerca do jj e da sua integração no Benfica! Ou aí já estás na cabeça dele? O que se analisa é que não partiu dele a separação logo ele não estaria tão mal integrado e tão contra a vontade como sempre referes.

      Não percebi o comentário da parte do varela. Fundamentalismo? Saiu quando desportivamente se justificou a sua saída! E à 1a! (e ainda bem).

      Sobre o Rúben... Como pode achar que não. A questão não é o exemplo... É a generalização! Que rv não olha para a competência mas apenas para os "sentimentos" do grupo. Se calhar é mais fácil para os jogadores não verem a sua competência futebolística confrontada em público, e é por isso que rv vem com essas conversas para fora... Ja pensaste nisso? Aí é que basta comparar as declarações do rv com jj... E imaginar o que fica na cabeça dos jogadores entre serem "ofendidos" na sua competência ou umas respostas à rv!

      Eliminar
  11. PS. Tu conclui que rv só mete o mesmo 11 para não maiores jogadores. Se fosse jj concluías que era acreditar nas ideias. Será que não estamos perante uma avaliação diferente de situações iguais apoiada num pré-conceito?

    ResponderEliminar
  12. A organização do futebol em termos de clubes, esvaziou completamente de poderes os treinadores. O treinador passou a ser um funcionário alinhado com as SAD's/presidentes. Rui Vitória sabe que chegou ao fim da linha. Saindo do Benfica, não regressará ao Vitória, ao Paços de Ferreira ou ao Marítimo. Pegará na trouxa e zarpará para a Grécia, Chipre, Burkina Faso ou Emirados. Não se afigura fácil a mudança. Até porque, dá a impressão que o homem lá de casa é a...mulher. Mas, caros consócios, é bom que nos habituemos à ideia que, com Rui Vitória, será sempre esta miséria de futebol, completamente falho de ideias. Quanto ao facto de não ter mudado a equipa, é bom que se atente ao seguinte : só não mudou porque iria comprar uma guerra aos "donos" e detentores de "lugares cativos" na equipa. Veja-se a este propósito o que sucedeu após o desaire no Bessa, quando tirou sem pestanejar o Varela. E tirou-o porque Varela não tem peso absolutamente nenhum no seio do plantel. Rui Vitória é daqueles tipos de treinadores que se mostra forte com os fracos e fraco com os fortes.

    ResponderEliminar
  13. Belo post RedMoon, concordo com grande parte do que foi escrito, mas... há um ponto de que discordo, Varela não tem necessariamente que ser um guarda-redes que NUNCA servirá para o Benfica.

    Mas entendi a mensagem, aqui o nunca quer dizer nos próximos tempos e aí tendo a concordar, porém confesso que gostaria que ambos estejamos errados.

    Cumps

    ResponderEliminar
  14. O discurso de RV após o jogo de Basileia e Funchal já foi diferente, e mesmo que fosse com aquele otimismo habitual, bastava olhar para a cara dele para perceber que o próprio já dúvida da possibilidade de conseguir inverter o rumo das coisas, tal como o fez no passado: mas atenção, o nosso plantel perdeu qualidade individual significativa e pela primeira vez em 3 temporadas RV e Benfica correm contra os 2 rivais em simultâneo e não apenas contra Sporting ou Porto, respectivamente. Dos quatro campeonato do tetra apenas o primeiro considero ter sido sem espinhas, todos os outros com um pouco mais de competência dos adversários poderia ter caído para o outro lado, valeu que os adversários vacilaram quando iam à frente e que quando tinham a possibilidade de passar para a frente falharam sempre.

    ResponderEliminar
  15. Qualquer treinador que venha a seguir ao RV, terá invariavelmente o mesmo perfil : alinhado, não reivindicativo, dócil e muito, mas mesmo muito amigo do patrão. Parece estar fora de questão que a escolha recaia nos tempos mais próximos sobre alguém com ideias próprias e que não abdique dos seus deveres de escolha do plantel. Nem nenhum treinador de prestígio aceitaria vir para ser capacho e pára choques do Vieira.

    ResponderEliminar
  16. O que queremos com os comentários é evitar o Titanic

    ResponderEliminar
  17. agora a meio da época é que ele ia mudar a tactica não faz sentido, até porque mudar a tactica implica deixar o melhor jogador de fora e que mesmo a só conseguir jogar 45 minutos é o único a marcar, alias tem 90 das oportunidades dos avançados, os outros gostam é de correr marcar golos é que está quieto.

    uma coisa diferente, e que muito aqui temos falado, é em certos jogos mudar a tactica e reforçar o meio campo.

    o outro nunca tinha tirado o ruben pelo simples facto de que nunca o tinha colocado a jogar, e não tem nada a ver com ser ou não da formação, ruben nem tinha feiro parte do plantel porque para o outro é um anão, mas mesmo se fizesse tinha entrado e feito jogo porque não havia mais mas saia de imediato, coisa que agora não aconteceu, é que o outro de facto não quer saber da moral dos jogadores para nada mas ele próprio tem hierarquias e muito dificilmente as muda.

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking