O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

terça-feira, 30 de setembro de 2014

O FIM dos Fundos em 2017/18! E agora!?

. 35 comentários

Ao que tudo indica a FIFA poderá anunciar brevemente um periodo de transição para o fim da titularidade de passes ou partes de passes de jogadores por fundos de investimento, alinhando-se com o que já acontece em Inglaterra, França e Polónia. Ao que tudo indica esse período será de 3 anos e poderá iniciar-se já na próxima temporada.

Vejamos quem mais perde:
(informação retirada dos ultimos R&C)

FCPorto: A 31 de Março de 2014, o clube do Norte só tem 100% dos passes de Jackson, Danilo, Alex Sandro, Quiñones e Maicon.

SportingCP: Em Junho de 2014, o Sporting só tem 100% dos passes de Montero, Heldon, Slimani, Tanaka, Oriol, Cissé e Shikabala.

SLBenfica: Tem 100% dos passes de Airton, Luisão, André Almeida, Salvio, Enzo Perez, Djuricic, Gaitan, Rojas, Lima, Lisandro, Fejsa, Maxi, Sulejmani, Amorim, Rui Victoria, Julio Cesar, Bruno Varela, Eliseu, Benito, Cesar, Samaris, Cristante, Talisca, Bebé, Derley e Jonas.

Parece-me, salvo alguma incorrecção de grande proporção, o SLBenfica é claramente o clube mais bem preparado para responder a dois desígnios da UEFA e da FIFA, respectivamente:

- Fair Play Financeiro - várias épocas consecutivas com resultados favoráveis, ao contrário dos rivais.

- Fim dos Fundos de Investimento - Os principais jogadores do plantel e a grande maioria do mesmo, são detidos já a 100% pelo Clube.

Em matéria de gestão desportiva esta Direcção pode até ter defeitos e carências que são incompreensíveis de ainda se verificarem ao cabo de tantos anos de trabalho, contudo, ao nível da gestão empresarial e preparação antecipada para lidar com os principais desafios de gestão empresarial, parece-me obrigatória a vénia à boa gestão de Domingos Soares Oliveira, que creio ser o principal pilar desta vertente do SLBenfica, mas em geral a toda a Adminstração liderada por Luis Filipe Vieira.

Nos próximos três anos, a confirmar-se o prazo que tem sido notícia, o Sporting e o FCPorto terão um desafio gigantesco, pois têm que recuperar das contas negativas para cumprir o fair play financeiro e ainda terão que "montar" um plantel que não seja detido por quem tem escondido as gestões danosas e o enriquecimento ilícito de muitos dirigentes.

Vem aí, quer queiram, quer não, uma forte aposta Mundial na formação. "Não há volta a dar" como disse há uns meses Luis Filipe Vieira...
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

35 comentários

  1. Jorge Vieira30/9/14 16:47

    De facto o SLB parece-me o mais bem preparado para lutar neste novo mundo "pós-fundos" mas ainda assim é de esperar que o futebol português se afunde MUITO a nível europeu.
    Jogadores como o Markovic, Ramires, Talisca, etc vão deixar de vir para o futebol português e vão directamente para os seus compradores (Chelsea, Liverpool e afins) finais que, na melhor das hipóteses, os vão meter a rodar nas nossas equipas durante 2 ou 3 épocas por empréstimo.

    Na realidade acredito que pouco irá mudar, apenas os negócios vão ser estruturados de forma diferente. Ainda assim, vai certamente haver quebra relativamente acentuada na qualidade do nosso campeonato (equipas como o Braga, acima de tudo, não se vão conseguir manter à tona).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Talisca e 100% do Benfica . Se calhar a males que vem por bem . Não há marcovic Ramires . Há bernado Silva , cancelo, etc .

      Eliminar
    2. Jorge Vieira30/9/14 23:29

      Tens razão Carlos, tinha lido mas não encontrei o nome do Talisca. Agora já encontrei ;) aproveito para dar os parabéns ao Benfica by GB pelo levantamento destes nomes, foi bom trabalho de casa!

      Eliminar
  2. Com o fecho dos fundos recuperou se as percentagens que faltavam de alguns jogadores,agora acho que os fundos haviam de ter algumas regras e limites.verdade seja dita os fundos na tuga tem sido uma margem de manobra,para poder jogar na europa mas também tem sido um problema como já disse aqui nem sei como tal o Platini não quer os fundos certamente não tem nenhum por onde ganhar guito.todos sabemosno problema dos fundos basta ver Jô nosso panorama o granel que tem dado.Miguel gomes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. tu nao sabes mas sei eu, o Platini defende sempre a sua frança e como la e proibido fundos ele veio chorar para que os outros nao podessem fazer este tipo de negocios :)

      valter

      Eliminar
  3. Rui vitória?

    Huey

    ResponderEliminar
  4. Luís Guimarães30/9/14 17:14

    Apoiado! É preciso reconhecer a boa gestão desta administração. Digam o que disserem, não há um único dedo a apontar no que toca à capacidade de apresentar resultados, quer seja dentro ou fora do campo.
    É também nestas temáticas que se pode observar a grandeza deste clube e a sua superioridade face aos restantes.

    Vamos em frente, Benfica!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Águia Preocupada30/9/14 22:37

      O mais cego, é o que não quer ver...
      Querem lá ver que o Benfica dentro de campo tem vitórias de que eu não me apercebi? Que diabo! Não falho um jogo há mais de 30 anos e nestes últimos 12 - DOZE! - só me apercebi de 3 -TRÊS - campeonatos, 1 - UMA - taça... (o resto são "peaners")...
      Diz-me lá onde vês a tal "capacidade de apresentar resultados, quer seja dentro ou fora do campo. "?

      Eliminar
    2. Rui Costa1/10/14 00:54

      Em que planeta vives??Ou o que andas a fumar rapaz??O que eu me ri com o teu comentário

      Eliminar
    3. ... " Não falho um jogo há mais de 30 anos " ...

      Ah! Ah! Ah! ...mentiroso sou eu, e não minto tanto !


      Catedrático da Picheleira

      Eliminar
  5. e onde é que está o tal relatório detalhado onde conste os 100% dos direitos de vários desses jogadores? Como é que se pode falar à vontade de jogadores do benfica se não sabemos que relação existe entre benfica, atlético de madrid, olimpiacos, só pra mencionar estes... e o transito constante de jogadores pra lá e pra cá? Continuamos a divagar, não?

    se o desafio é viver sem fundos e sem prospecção a contratar jogadores já feitos, este treinador não pode renovar o contrato e este presidente terá de sair. Quantas vezes já a formação não passou de palavras ocas?

    EMI

    ResponderEliminar
  6. Não achas estranho o nelio mandar as bocas que está a mandar sobre o fim dos fundos? não achas estranho estar o benfica no mesmo lote de negócios de outros clientes da doyen?

    há dias atrás colocaste um gráfico muito jeitoso com a evolução dos proveitos da benfica sad... passaste à frente da barra cinzenta que eram os custos. Afinal, 180 milhões de proveito dá pra tudo, pra fazer grandes páginas de jornal a esmagar a concorrência... mas... e os 160 milhões de custos??? Estamos a falar de 160 milhões de custos anuais!!! Isto não dá logo ideia de uma gigante alavancagem???? Mas qual é a empresa que pode viver com 160 milhões de custos anuais???

    EMI

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. EMI, se não sabe do que fala é melhor ficar calado. Qualquer empresa poderá viver com qualquer número de grandeza de custos, desde que estes sejam inferiores aos seu proveitos.

      Soares Pinto

      Eliminar
    2. Jorge Vieira30/9/14 23:31

      então mas se os custos são inferiores ao proveitos, eu cá diria que qualquer empresa poderia viver com isso. tomara eu que a minha empresa tivesse 160m€ de custos tendo 180m€ de proveitos!

      Eliminar
  7. Até lá o Maxi, Luisão, Lima e o Júlio César atingem os 70 anos.

    O Salvio, Enzo e Gaitan já não estarão cá.

    ResponderEliminar
  8. No caso do fcp é óbvio que o Jorge Mendes vai ajudar a fazer transferências milionárias de Kelvins, Licás, Josués e por aí adiante, e vai seguramente encontrar uma forma para que Peters Lims e Abramovichs do futebol paguem caro por Maicons, Quiñones e Danilos, já no caso do scp, creio que a situação vai ser mais complicada, pois não tem dinheiro para comprar passes, e dos jogadores que detém a totalidade do passe poucos ou nenhum poderá valer acima dos 7 a 10 milhões! E esta guerra contra os fundos que Bruno de Carvalho escolheu traçar em nada o vai favorecer...
    No nosso caso felizmente que estamos bem "arrumados", e isto foi previsto com alguma antecedência, o que dá tempo para planear e executar!

    Eterno 29!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Jorge Mendes é profeta mas não faz milagres. Esses jogadores que disseste saem por "pinats"!
      O Porto está tramado por muitos milagres que tente a não ser que encontrem "pitrólio" lá para cima. O Austraflopitegus já começou a construir torres de prospeção no Olival.

      Eliminar
    2. Achas mesmo que vão sair por "peaners"?
      Quanto a mim não estás atento aos negócios que o Jorge Mendes habitualmente faz com o fcp...
      Por "peaners" sairam o Garay, o Derlis Gonzalez e o Mitrovic, por exemplo. Fizemos 101,5 Milhões em vendas, muito bem, mas quantos jogadores vendemos? Seria uma grande noticia se este valor fosse apenas de 3 ou 4 jogadores, isso sim!!

      Eterno 29!

      Eliminar
  9. Se junto com essa iniciativa obrigarem à inclusão de no mínimo 5 jogadores oriundos da formação no plantel principal dos clubes e uma limitação de 5 contratações de estrangeiros para o plantel principal concordo... Caso contrario seremos a nível europeu carne para canhão...

    Tony

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Jorge Vieira30/9/14 23:33

      "caso contrário seremos a nível europeu carne para canhão".

      eu cá diria é que assim é que seríamos carne para canhão, meu amigo! o futebol nacional vai demorar MUITO tempo a recuperar do fim dos fundos, ao limitar o número de jogadores estrangeiros ao mesmo tempo será uma catástrofe.

      Eliminar
  10. «..alinhando-se com o que já acontece em Inglaterra, França e Polónia. Ao que tudo indica esse período será de 3 anos e poderá iniciar-se já na próxima temporada...» é tudo muito bonito a Dona FIFA pretender acabar com os fundos... o que se passa na Inglaterra e na França são fundos de investimento "disfarçados", um só investidor compra o clube, dinheiro com origem nos investimentos, empresas, participações do investidor em grandes grupos económicos etc...qual é a diferença para com um fundo de investimento??? Numa "escala nossa" vejam o caso do Estoril quem é o investidor? Quem é a Traffic??? Qual é a diferença???...não faço em termos técnicos mas em sim em termos práticos!? Como é que a Dona FIFA descalça esta bota?
    Não sou contra os fundos de investimento, apenas entendo que "isto dos fundos" deveria ser regulamentado, tudo colocado no papel, uma . Da maneira que está levanta muita suspeita. Volto a frisar, os fundos não são todo o mal do futebol e para os clubes com dificuldade de tesouraria/caixa e ou liquidez imediata o recurso aos fundos é uma maneira de tornar os seus clubes competitivos adquirindo para o seus planteis jogadores que de outra maneira poderiam não viriam.
    A FIFA pretende alcançar com o fim dos fundos um maior fosso competitivo entre clubes.
    A regulamentação pode reduzir drasticamente o risco de especulação!
    Eternamente Sport Lisboa e Benfica

    ResponderEliminar
  11. Caro Benfica By GB,
    Há de facto grandes desafios num futuro próximo para o clubes portugueses, e há também uma enorme expectativa sobre a forma que cada clube irá adoptar para responder a esses desafios.
    No meu entender o nosso clube está melhor preparado para fazer face à actual e novas realidades, na medida em que:
    - tem receitas superiores aos outros clubes portugueses
    - tem os direitos televisivos sob a sua tutela podendo valorizá-los
    - tem no meu entender a melhor estrutura profissional
    - tem a melhor formação
    - está a construir uma mentalidade vencedora
    Claro que a propriedade dos activos - jogadores - é outro património que contará num futuro muito próximo como elemento chave para ao sucesso.
    Enfim, como venho dizendo à algum tempo o Benfica tem desde que Rui Costa assumiu funções directivas, uma verdadeira política desportiva e está cada vez mais próximo de ganhar mais vezes que os outros.
    Acredito que o futuro vai ser vermelho!
    Pedro R.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Rui Costa vai ter de ser presidente algum dia, Grande pessoa, e Grande Benfiquista

      Eliminar
  12. "...parece-me obrigatória a vénia à boa gestão de Domingos Soares Oliveira, que creio ser o principal pilar desta vertente do SLBenfica, mas em geral a toda a Adminstração liderada por Luis Filipe Vieira.

    A sério? Lá terás que levar com os ratos de esgoto liderado pelo amilcar, secundado pelo benfiquista de gaia, nunca esquecendo o inefável gouveia que há uns meses que anda a prever a hecatombe e desde essa altura já conquistámos o Poker e nesta altura vamos embalados em primeiro na liga.

    Viva o BENFICA!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Jorge Vieira1/10/14 00:47

      As verdades do Amílcar ficaram-te entaladas não é membro dos gayzinhos do esgoto.Vai mas é lamber a pilinha do LFV e gramar com as bufas do Bimbo da Bosta porque senão eles baixam-te o ordenado ao fim do mês e lá tu tens de ir para o parque eduaro sétimo com uma cabeleira loira e lábios pintados.

      Eliminar
    2. Quantos jorges vieiras há aqui? Tu és da família do Nosso Presidente? Olha, vai poker alho. As recentes vitórias do Benfica, alicerçadas no bom trabalho desta direção, é que te estão entaladas no sítio onde o sol não brilha.

      Eliminar
  13. Começamos a aumentar o preço dos nossos jogadores . Em vez de pedirem 20 M pedem 40 M . E a crise sem fundos . Paciência

    ResponderEliminar
  14. Ainda gostava que alguém me explicasse quando é que os fundos colocaram bons jogadores num Paços, num Olhanense, numa Académica... até o scp levou com um rojo que era banal... Tirando o Benfica e os corruptos nenhum outro clube recebeu jogadores de qualidade... Sim, pode ser prejudicial no curto prazo para a classificação dos clubes portugueses na UEFA, mas acredito que no médio/longo prazo vai ser benéfico para a nossa seleção... Se calhar vamos ver mais Bernardos SIlva, Ruben Neves ou Williams Carvalhos, como já antes vimos Rui Costas, Fernandos Coutos ou Futres... Se calhar vão surgir Vitor Paneiras em divisões secundárias ou clubes mais pequenos...

    VR

    ResponderEliminar
  15. se internamente o fim dos fundos nos pode dar alguma vantagem no curto prazo, dependendo de como a aproveitamos, já externamente vai aumentar a distancia para os clubes europeus com maior poder e com isso afectar o nosso desempenho a nível europeu.

    ResponderEliminar
  16. Esta situação prejudicará os clubes de campeonatos periféricos, que para se abastecerem de jovens valores terão muito mais dificuldade, por isso pelo menos a nível de competição europeia, é mais uma medida que beneficia os clubes mais ricos, e vai provavelmente resultar em ainda mais desequilíbrio.

    No entanto a nível da competição nacional, não tenho a mínima dúvida que vai ser benéfico para o Benfica, porque tem condições para se superiorizar aos adversários directos em todos os aspectos, e dará uma imagem mais real do que vale cada clube, em vez de andarem os corruptos às compras com dinheiro alheio, a fazer planteis de milhões com tostões, já que é tudo com base em dinheiro de fundos.

    Não gosto dos fundos, porque são entidades que visam o lucro, e podem criar situações desconfortáveis para os clubes. Se por um lado permitem contratar jogadores com maior facilidade, rapidamente se aparece um interessado, fazem tudo para despachar o jogador à melhor oferta, utilizando os clubes para obter mais valias sobre o seu investimento. Para além de que, nada me garante que quando um fundo financia a contratação de um jogador, não existe nenhuma cláusula que obriga a que o jogador jogue sempre ou quase, e isso interfere com a gestão do plantel, e nunca deverá ser feita de fora para dentro.

    No aspecto das contas, não tenho dúvidas que o clube corrupto facilmente encontrará solução nem que seja para as aldrabar, a especialidade daquele clube é mesmo essa, por isso por aí não será problema, quando tiver de dar lucro, dará. Nem que arranjem maneira de vender o centro de estágio em gaia, que é público, mas como nem parece ser, facilmente também se muda para o nome do clube, ninguém levava a mal.

    No entanto o que me preocupa mesmo, é o resultado prático do choro corrupto, que ou muito me engano ou vai aparecer nas próximas jornadas. Eles andam nervosos.

    Saudações Benfiquistas

    ResponderEliminar
  17. Isto é claramente um apoio aos clubes ricos e aos seus donos milionários. Vai ser muito maior a diferença entre os clubes ricos e os outros, nos quais se incluem os portugueses.

    ResponderEliminar
  18. O fim dos fundos não vai criar grandes problemas. Basta os empresários (que já estão por detrás dos atuais fundos) controlarem alguns clubes (como alguns já fazem, a maioria no Brasil e na América latina) e depois "cedem" os seus jogadores por empréstimo. Voilá, assunto resolvido. Daá mais trabalho, mas resolve-se. E se querem saber que clubes são esses, basta ver os relatórios e contas dos 3 grandes e vão lá encontrar o nome de alguns clubes bem esquisitos....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi isto o que pensei inicialmente... Com criação de FUNDO FCS por ai fora e emprestimos com clausulas variaveis forte e feio.
      Mas... Estou mais a ver um fundo comprar um dos grandes de Portugal.

      Saudações do outro lado da barricada

      Eliminar
  19. Julgo que estejas enganado mas respeito a tua opinião. Quando essas ou parte delas forem implementadas, deixaremos de ser carne para canhão. Quando falamos em regras deste género falamos em regras para não só voltar a equilibrar o futebol europeu pois os que são gigantes cada vez ficam maiores e os pequenos estagnam. Vejo em Portugal um país com muito, muito futuro se essas regras fossem implementadas..
    Tony

    ResponderEliminar
  20. E agora o quê? Agora as coisas vão fazer-se de maneira diferente, nada mais.

    Acho graça é que andam a fazer o funeral dos Andrades há 15 anos e eles continuam bem vivos. "Este ano é que é, este ano é que é!".

    Continuem a olhar para os outros e mantenham os actuais níveis de exigência para com o vendedor de banha da cobra que lidera o Benfica e depois queixem-se...

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking