O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

João Cancelo

. 19 comentários

Qual a relação de João Cancelo com Arsénio, Chalana e José Augusto ? Simples. São todos naturais do Barreiro e jogaram no FC Barreirense.
Enquanto Arsénio, Chalana e José Augusto já têm o seu nome gravado na história do Sport Lisboa e Benfica, João Cancelo ainda vai no início da sua caminhada para juntar o seu nome aos três antigos atletas citados.
João Pedro Cavaco Cancelo deu os seus primeiros passos no histórico do Barreiro, o FC Barreirense, até ao  seu primeiro ano de Iniciado, ou seja, o escalão de Sub 14.
O Sport Lisboa e Benfica contrata-o para a época 2008 / 2009 onde se sagra campeão nacional de Iniciados ( Sub 15 ), onde fica na memória uma vitória categórica em casa do FC Porto, na fase final por 4 x 0.
Voltaria a sagrar-se campeão nacional de Juvenis ( Sub 17 ) e na época passada ainda como Sub 18 esteve a um passo de vencer o Campeonato de Juniores ( Sub 19 ).

Esta temporada, Norton de Matos, o treinador da equipa B do clube da Luz, viu nele capacidades para integrar o plantel que disputa a Liga de Honra, o 2º campeonato profissional em Portugal, apesar de ainda ter idade júnior, Sub 19.
Lateral direito, destro com capacidade de jogar também com o pé esquerdo, bem constituído fisicamente, Cancelo é o que se pode chamar de "lateral moderno".
De propensão ofensiva, a sua excelente relação com bola aliada à sua boa velocidade de deslocamento e a facilidade com que ganha os duelos no 1 x 1 ofensivo, fazem dele quase um extremo direito.
Tem liberdade para subir no terreno, por vezes aparece mesmo em zona de finalização, e não são raras as vezes que do seu pé direito surgem cruzamentos teleguiados para os seus colegas atacantes finalizarem.
Mas como não há bela sem senão, no aspecto defensivo, terá que melhorar para atingir o estrelato. Posicionalmente terá que se posicionar mais por dentro e ter mais paciência nos duelos 1 x 1 defensivos, sendo mais contido e menos agressivo a "atacar" o homem na posse de bola.
Internacional nos vários escalões de formação, por Portugal, esteve presente no Campeonato da Europa de Sub 19 em 2012.

Terá com certeza um futuro radiante pela frente e seguramente um lugar na próxima temporada no plantel titular do Sport Lisboa e Benfica e um adversário à altura de Maxi, o actual titular indiscutível do plantel principal. 

Nota : Texto também publicado em scoutingnofutebol.blogspot.pt
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

19 comentários

  1. Assim tenha ele juízo para por em campo todo o seu talento!

    ResponderEliminar
  2. Gostava de o ver hoje, mas só se o resultado ficar folgado, acho que não deve jogar de início, é muito arriscado. Se o miúdo tem um azar, fica logo queimado. Mas acho que tem qualidade intrínseca para fazer parte do futuro do Benfica. As limitações que tem agora, como foram muito bem explanadas no post, são facilmente ultrapassadas com treino e experiência de competição sénior. Acho eu.

    ResponderEliminar
  3. Não sei qual o interesse em continuar a associar o Barreiro a um viveiro de jogadores. Esses tempos passaram.

    Olhe eu podia lembrar que o André Gomes veio de Grijó, Porto, e por acaso já é representado por Jorge Mendes. Pelo que espero em breve vê-lo na Selecção Nacional do Paulo Bento ...

    Cancelo é um bom jogador, como outros. Espero que a cabeça não lhe tolha o talento, como infelizmente fez a tantos jogadores. Como Hugo Leal por exemplo ...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ...Não sei qual o interesse em continuar a associar o Barreiro a um viveiro de jogadores. Esses tempos passaram." ...

      A história do S.L.B.está irremediávelmente ligada ao F.C.Barreirense quer se goste ou não,e quem não sabe respeitar a história do Benfica, jamais se poderá afirmar como verdadeiro benfiquista !


      Eliminar
  4. Eagle, não ia comentar, mas vou.

    Grijó não é Porto, é Gaia...

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Snortinho

      não vale a pena ir por aí ou será que não é do distrito do Porto.

      Queres ver que eu também não sou de Bragança.

      As vezes....

      Eliminar
    2. Caro Conde :)

      Grijó é a freguesia mais a sul do concelho de Gaia. Logo faz fronteira com o Distrito de Aveiro.

      E como disse mais em baixo. Eu sou de Guimarães, não sou de Braga, lá por pertencer ao Distrito de Braga...

      Eliminar
  5. Então porque não mencionaste o Manel Bento que embora tivesse "nascido" no Riachense, veio do Barreirense para o BENFICA.
    Caro Snortinho, essa de Grijó não ser Porto, poupa-me senão desmaio.
    Por acaso andaste na tropa???
    Se andaste sabes o que quero dizer.
    Então eu sendo de "BALONGO" não sou do Porto?????, Claro que sou!!!!!!!!
    Sabes o que é o GRANDE PORTO??????????
    Grijó é Gaia mas para quem está para além da "taprobana", Gaia e Porto é tudo igual e sabes disso.
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E o Carlos Manuel, nascido na Moita que fica a menos de 10kms do Barreiro; apesar de ter começado na CUF, acabou por sair do Barreirense para o Benfica ...

      Eliminar
    2. Mafarico, peço-te apenas para leres a tua última linha que escreveste ( não a do abraço :) )

      Portanto eu nasci em Guimarães...Faz de mim Bracarense ? Por ser do Distrito de Braga ?
      Grijó é uma freguesia, que pertence ao concelho de Gaia. Valongo é um concelho, certo ? Como Fânzeres, é Gondomar, ou não ?

      Vocês interpretam o que querem...O Bento é da Golegã. Eu apenas mencionei quem nasceu e jogou no Barreirense. É tão simples, ou se entende, ou não se tem vontade de entender, e desconversam.

      Podia ter falado no Frederico, Carlos Manuel, Neno, Jorge Martins mas eles não nasceram no Barreiro, apenas jogaram no Barreirense e mais tarde no Benfica.


      Eliminar

    3. Ainda para mais agora que anda por aí um talibam que até inverter aquela publicidade e apregoa :

      Para dois e leva um.

      Eliminar
  6. O João Cancelo é um jovem muito promissor mas tem de ser bem lapidado ... Precisa ainda de aprender a soltar mais a bola nos tempos correctos mas certamente o futebol sénior e a experiência encarregarão-se disso ... Espero que esta onda de apostar em jovens seja para continuar mas sempre com critério,tempo e sem desespero ... Saudações a todos ...

    ResponderEliminar
  7. Águia Preocupada16/11/12 19:19

    "encarregarão-se"
    Desculpa lá Wessel27, mas isto não sôa lá muito bem! A conjugação no futuro reflexo será : encarregar-se-ão...
    Também se pode aprender nos blogs!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. correcto ... obrigado pela correcção ...

      Eliminar
  8. ... " mas isto não sôa lá muito bem " ...

    Na conjugação do verbo soar,só na primeira pessoa do singular do presente do indicativo, é que a forma verbal leva o acento circunflexo!

    Caro Águia Preocupada, eu também sou dos que aprende nos blogs :-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Edite Estrela chamada à receção...

      Eliminar
    2. Águia Preocupada17/11/12 14:25

      Consultado o Compêndio da Gramática Portuguesa de João Nunes de Figueiredo e António Gomes Ferreira (pela qual estudei!) o verbo soar não leva assento no presente do indicativo. Não especifica se leva em algum tempo ou modo. Talvez não. Por isso as minhas desculpas.
      Deu-me para rectificar... Quando por aqui se cometem verdadeiros atentados à nossa Língua nomeadamente no verbo HAVER e nunca me deu para tal...

      Eliminar
  9. NauBenfica17/11/12 10:55

    Já agora... Não existe nenhuma forma do verbo soar que tenha acento circunflexo! Pres. do indicativo, 1ª pessoa do singular: soo
    Já agora... As palavras junior,senior, juniores, seniores, não levam acentos; no singular são agudas (a sílaba tónica é a última), no plural são graves (a sílaba tónica é a penúltima).
    E já agora... Nunca percebi por que razão muita gente (não são os casos) se desleixa no Português quando se trata de escrever online. Dá mais trabalho, leva mais tempo atentar nos erros ortográficos, de acentuação, de pontuação, de construção frásica, é verdade. Mas a nossa língua merece ser bem tratada.
    Peço que não vejam nestes reparos nenhuma sobranceria da minha parte. Arrogâncias e peneiras não é comigo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Águia Preocupada17/11/12 14:31

      Exacto! De acordo com a gramática em que estudei, o verbo soar não tem em tempo ou modo alguns o acento circunflexo. (Penso que por lapso, escrevi acima assento, quando o correcto é acento!)
      Também acho NauBenfica que há muito descuido e facilitismo no uso da nossa Língua. Quero pensar assim, porque por vezes me parece que é mais desconhecimento...
      Seria bom que aqui nos blogs se fizesse um esforço no sentido de enriquecermos um idioma que é dos mais falados no mundo.

      Eliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking